Deputados da atual base governista já discutem cenários para a AL

Por Luís Pablo Política
 

O Estado

Os deputados estaduais que pertencem à base do governo Roseana Sarney (PMDB), e que podem formar o grupo oposicionista à administração Flávio Dino (PCdoB) a partir de fevereiro de 2015, já discutem os prováveis cenários para a Assembleia Legislativa.

Um grupo de cerca de 10 deputados já se reuniu em pelo menos uma oportunidade, segundo o líder o Governo na Casa, deputado César Pires (DEM), para avaliar a atual conjuntura e discutir os passos do grupo no Legislativo. Para Pires, o grupo deve buscar a consolidação de espaços e autonomia na próxima legislatura.

Deputado Roberto Costa

Deputado Roberto Costa

“O nosso grupo político ainda não discutiu nomes e sim num primeiro momento apenas uma tese, que é a de espaços dentro da Casa. Num segundo momento é que poderemos aprofundar as nossas discussões e, aí sim, nos posicionarmos em relação a nomes”, explicou.

O líder do Bloco Pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), afirmou que é importante primar pela independência em relação ao Executivo, mas ponderou que é possível o grupo lançar um nome para a eleição da Mesa Diretora da Casa. “Acredito que nós temos totais condições de lançar um candidato para disputar a presidência. O que precisa haver dentro do grupo é diálogo e unidade em torno de um nome, que tem de ser bom para todos e defenda os nossos interesses”, afirmou.

O líder do Bloco Democrático, deputado Edilázio Júnior (PV), concordou com as palavras de Costa, em relação ao lançamento de um nome do grupo para a eleição da Mesa da Casa.

Cafeteira vai propor fim da reeleição

O deputado estadual Rogério Cafeteira (PSC), primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa, deve apresentar hoje Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o fim da reeleição para a presidência do Legislativo Estadual.

Cafeteira iria apresentar o projeto ontem, mas, como não havia recolhido o número necessário de assinaturas para protocolar a PEC, adiou para hoje. São necessárias pelo menos 14 assinaturas para o projeto.

O fim da reeleição para a presidência da Mesa Diretora da Casa chegou a ser efetivada no Legislativo, mas acabou sendo novamente instituída em 2009.

Em 2011, o deputado Rogério Cafeteira chegou a elaborar outra PEC, propondo o fim da reeleição. Na ocasião, sustentava o argumento de que a reeleição não permitia a sucessão democrática de comando na Casa.

A proposta de Cafeteira, no entanto, foi rejeitada pela maioria dos deputados, e ele acabou não apresentando a PEC para votação em plenário. Ontem, O Estado tentou falar com o parlamentar sobre a nova proposta. Logo após a sessão, no entanto, Cafeteira deixou o plenário e o seu telefone ficou desligado ou fora da área de serviço.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários