“A partir do dia 1 de janeiro, o Estado comanda o Sistema Penitenciário”, prometeu Flávio Dino em rede nacional

Por Luís Pablo Política
 
Governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino

A falta de compromisso do governador Flávio Dino (PCdoB) já começa a deixar a população maranhense revoltada, com suas promessas feitas durante a campanha eleitoral.

O que aconteceu no último domingo, dia 5, no sistema penitenciário do Maranhão foi muito grave e deixou todos preocupados pelo fato do governo não ter dado a menor importância à opinião pública.

Em novembro do ano passado, após ser eleito governador, Flávio prometeu em rede nacional que sua meta seria recuperar a autoridade do Estado sobre o complexo penitenciário. O que até agora não aconteceu.

Durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Dino disse: desafio número 1: a partir do dia 1 de janeiro, o Estado comanda o sistema penitenciário. Primeiro lugar recuperar a autoridade do Estado sobre o complexo penitenciário”.

Agora o governador simplesmente usa as redes sociais para – após quase 100 dias no comando do Estado, dizer que a culpa pelo caos na Segurança é herança maldita, colocando culpa sempre no governo passado. Até quando?

O governo mudou, mas de comando, porque a vergonha nacional com as ações criminosas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas continua.

Flávio Dino - Pedrinhas

Clique e veja a promessa de Flávio Dino sobre Pedrinhas:

20 comentários em ““A partir do dia 1 de janeiro, o Estado comanda o Sistema Penitenciário”, prometeu Flávio Dino em rede nacional”

  1. LINGUA NÃO TEM OSSO MAS QUEBRA CAROÇO, DE NOVO FALANDO MAL DA FAMILIA SARNEY. VAI PAGAR MUITO MAS AINDA POR FALAR DE MAS

    A HERANÇA MALDITA É A QUE ELE TEM NO NOVO COMANDO DO ESTADO UM MONTE DE SANGUE SUGA ARTICULANDO PARA ESVAZIAR OS COFRES PUBLICOS, ISSO É FATO E VERDADE, UM GOVERNADOR QUE COMEÇOU SEM MORAL. MAS O POVO JÁ TA SE PREPARANDO COM A JUSTIÇA

  2. Walter

    O problema desse senhor é que ele fala demais e nada faz, tudo dele é Sarney, larga Sarney e Roseana, e vai trabalhar e fazer o que vc disse que seria fácil mudar o Maranhão, vc é só balela, votei em vc
    pensando que iria mudar, mais depois que estou vendo tanta coisa erradas, já começo a ficar desconfiado da sua palavra, esse teu prefeito Edivaldo nossa que horror. incompetente

  3. O GOVERNO DA MUDANÇA TÁ ATERRORIZANDO OS LAVRADORES E TRABALHADORES NO INTERIO DO ESTADO PRENDENDO AS MOTO DE QUEM LUTA PRA SOBREVIVER

    AGORA PRA COMPLETAR O GOVERNO DA MUDANÇA PRENDEU A MOTO DA MINHA MAE NO INTERIOR QUE PASSOU UMA VIDA PAGANDO AS PRESTAÇOES, DENTRO DA ROÇA SEM UM ENGARRAFAMENTO SÓ JUMENTO DO LADO E A POLICIA FOI PERTUBAR, PEDINDO IPVA DESSE ANO . NENHUM GOVERNO TINHA FEITO ISSO . AQUI NÃO PASSA NEM CARRO NEM NADA ´SÓ JUMENTO E ELES FORAM LÁ A POLICIA . NOSSA QUE DITADURA NÃO CONSEGUE DINHEIRO EM BRASILIA AGORA QUEREM ARRANCAR A QUALQUER CUSTO, COITADO DOS POBRE NO INTERIOR QUE TEM UMA MOTO.

  4. Carlos

    Volta Dr Sérgio Tamer, pelo bem do sistema carcerário, pelo bem dos agentes penitenciário , pelo bom trabalho ali desenvolvido, pela sua inteligência, pelo seu caráter, pela sua diplomação, se esse governador quisesse mesmo resolver ou melhorar esse sistema entraria em contato com o Dr Sergio Tamer, volte até pelo amor de Deus, todos na sejap sabem do seu potencial.

  5. Carlos

    Volta Tamer! Melhor secretario que ja passou pela sejap, isso se prova em numeros, menor percentual de fugas, menor percentual de mortes, sucesso na abertura de vagas no sistema…nao fez mais pq o pessoal do sarney nao deixava…depois o tiraram quando ele quis cortar as asas de alguns beneficiados como a empresa AMMA e VTI….
    Volta Tamer!! Esse entende!

  6. Carlos

    Esse secretário da sejap é muito fraco,o o pior é uma adjunta chamada de Camila, não é praia dela, não entende de nada, pertence ao outro governo, totalmente fraca, não consegue se quer fazer a parte administrativa, se quer vai na penitenciária porque diz que não gosta de se misturar, eita governo da mudança o senhor não começa bem e pode terminar seu governo mal, abre o olho com esse povo da sejap.

  7. Marcos

    Por que o Estado não faz convocação de todos os excedentes do concurso da policia civil, assim como faz como o da policia militar?
    Para Policia Militar, ele já convocou 1000 para o TAF (teste de aptidão física) no início do ano e anunciou mais 1000 novamente. Sendo que o TAF é a primeiras de muitas peneiras até ser posto em exercício (após o TAF tem as peneiras dos exames médicos, psicotécnicos, investigação social e curso de formação – após isso tudo que será posto em exercício).
    Para Polícia Civil o processo é bem mais célere anunciou, pois todos já estão formados pela ACADEPOL, e com diplomas em mãos, esperando somente a nomeação para entrar em exercício.
    No início do ano foi anunciado a nomeação de 66 excedentes da policia civil (investigadores, escrivães, delegados, peritos e auxiliar de peritos), que deve ser publicado agora no Diário Oficial (previsão até semana que vem).
    Para Policia Civil (pegando somente as cargos de investigador e escrivão como exemplos), o atual Governo vai nomear 30 excedentes para cargo de investigador (de um total de 40) e 1 excedente para o cargo de escrivão (de um total de 4). Ficando restando 10 excedentes de investigador e 3 de escrivão.
    Vale ressaltar que a segurança pública não se faz somente com policiamento ostensivo (Policia Militar), mas também com a policia judiciária (Policia Civil) que é quem faz as devidas investigações para solucionar crimes e não deixar inquéritos parados por falta de contingente para efetuar as devidas diligências.

  8. Denúncia

    Bomba, Simplicio Araújo abandona obra do parque empresarial de Pinheiro.

    O sonho acabou, a obra de Parque Empresarial de Pinheiro foi abandonada pelo Secretário Simplicio Araujo e pela ECO-MAR Serviços e Construções Ltda que foi contratada para construção do Parque Empresarial de Pinheiro, ao custo de mais de R$ 9 milhões de reais. Em visita hoje a obra você não encontra mais nenhum funcionário da empresa naquela localidade.

    Uma obra com erros no projeto basico e executivo, tendo que ser aditivada logo ao seu início em quase 2 milhões de reais. O prazo de entrega ds obra acabou e a empress como todos sabiam nao conseguiu finalizar a obra, tendo entao seu prazo para entrega renovado por mais 150 dias (doema do dia 06/02/2015) já pela gestão de Simplicio Araújo, atualmente a obra tem aparência de está igual as obraa de Filuca: com sérios comprometimentos.

    Os estacionamentos afundaram e estão cheio d’água, tem lama e buracos por todo lado. Até parece que é um projeto para criação de peixes, devido a grande quantidade de água no local. Atualmente a empresa abandonou a obra por falta de pagamento.

    Um ex-funcionario da secretaria de indústria e comércio afirma em denuncia ao blog que a falta de pagamento aos contratos é o grande problema da gestão de Simplicio a frente da SEINC. Seus superintendentes até tentam camuflar a situação pedindo tempo e compreensão das contratadas porém o caldo já está derramado e o abandono é geral por parte do seu dirigenté que não soluciona o problema junta ao Bndes.

    Quem mais perde é a população que ver seu todo dinheiro jogado fora em um obra abandonada e que possivelmente poderia trazer empresas para região de Pinheiro aumentando a renda e melhorando a situação daquele região.

    Esse é o papel de Simplicio a frente da Seinc, abandonar obras e se fazer de mocinho para todos…

    Link das fotos:

    http://herasmoleite-ph.blogspot.com.br/2015/03/a-coisa-ta-e-feia-em-pinheiro-empresa_4.html?m=1

  9. CARLA

    GOSTARIA DE SABER QUANDO O GOVERNADOR VAI RESOLVER PAGAR OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES CONTRATADOS DA EDUCAÇÃO? COMO O PRÓPRIO GOVERNADOR FALOU, OS CONTRATOS SERIAM AUTOMÁTICOS, POR QUE ESTAMOS COM OS SALÁRIOS DE MARÇO ATRASADOS?
    FALTA DE RESPEITO, TRABALHAMOS MUITO E RECEBEMOS POUCO E COM ATRASO.

  10. FALANDO SÉRIO

    Flavio Dino é um “falastrão” tudo ele bota culpa na oligarquia, trabalhe largue de procurar culpados senão você será mais um e reformule sua equipe de governo que já deu tem pra saber quem é eficiente e quem é corrupto

  11. joão

    Uma parte da policia quer mudança so que há uma parte podre que precisa desses acontecimentos para faturar, veja em breve se não havera uma contratação ou uma licitação com dispensa.

  12. Manoel Henrique

    O Sistema Penitenciário no Brasil e no Maranhão;
    Não acredito que, o problema principal é a “herança maldita” especificação do Governador, pois se houvesse a tal seria uma herança em todo País, pois Rio Grande do Norte tem problemas, Pernambuco tem, Acre, também, enfim outros Estado da Federação passam pelo mesmos problema.
    Voto a repetir pois ja falei a mesma coisa em outros post, Drº Flávio Dino tem que utilizar peças da casa que sabem, onde reside, o problema, porém é perigoso mexer em certos locais, no entanto quem prometeu foi ele e nós acreditamos na Mudança e estamos esperando.
    Governador quem é de Minas resolve problema de Minas aqui é Maranhão, e nos sabemos resolver nossos problemas, manda todo mundo de volta para Minas Gerais e pronto.
    A pouco tempo terminou uma Pós financiada pelo Senasp na UEMA, que formou Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis, Guardas Municipais e Sociedade Civil.
    Será que o Estado forma pessoas para atuar e não acredita na formação isso é a mudança que esperávamos, então vamos para Minas Gerais trabalhar por lá, pois em matéria de Sistema Prisional eles é quem sabem, nada contra eles mais acho que a valorização dos profissionais do Estado é defendido pelo nosso Governador e olhem que o pessoal que informou sobre a possibilidade da invasão é do Serviço da PM. No minimo irresponsáveis as pessoas que não deram ouvidos a informação e devem responder pelo não tratamento das informações quem esta no Governo tem que servir o Estado, que é o Povo Maranhense, sem essa de Herança Maldita, vamos sentar na cadeira chama Secretário e arrocha que as coisas andam, confiamos no Governador.

  13. Vereador Batista de bine

    Fui obrigado a aderir à essa fraça , esse projeto sem nexo , sei que esse vai ser o pior governo

  14. De jesus

    A PEDRA VIROU VIDRAÇA E NÃO SABE O QUE FAZER DEPOIS QUE MUDOU DE POSIÇÃO.
    SÃO OS VENTOS DA “MUDANÇA”.
    OU SEJA: FALAR É FÁCIL. PROMETER É FÁCIL, PORÉM CUMPRIR É OUTRA…

  15. o caveira

    Esse dinossauro de veria era trabalhar e deixar a vida de sarney .

  16. Inês Galvão.

    Este Vereador Batista de Bine, não e o de Santa Inês, mudou de lado agora.

  17. Jeferson

    Pra mim esse video é a prova mais cabal possivel que esse governo só tem uma coisa: discurso.
    Trabalho no sistema penitenciario, observo Flavio Dino falar que “serão tomadas medidas para ter o controle do sistema”. Mas sabe quais foram tomadas de verdade? Nada, absolutamente.
    O Sec é até bem intencionado juntamente com sua Subsecretaria, mas taram posse sem nenhum tipo de apoio, sem nenhum tipo de projeto voltado a mudar a situaçao da segurança prisional.
    Sabem qual é a maior prova disso? Mantiveram o Sec Ajunto que estava na gestao passada, que vinha desenvolvendo um bom trabalho com Dr Paulo, após a saída do Uchoa.
    Quem segura o sistema hoje aos trancos e barrancos é ele, o Major que é Sec Adjunto. Nao há plano, não há projeto, não há apoio……
    Essa entrevista de Flavio Dino é comprovadamente uma demagoga.

  18. falção

    ESSE EQUIPE DE FLAVIO JERRY É UM BANDO DE INCOMPETENTE. NÃO TEM EXPLICAÇÃO O QUE ACONTECEU EM PEDRINHAS.

  19. FRAN-EDSON CARDOSO

    CARO LUIS PABLO, O GOVERNO FLAVIO DINO FALA EM TRANSPARENCIA E CONTAS DO GOVERNO ROSEANA, MAS ESQUECE DA SUA POIS JÁ SE PASSARAM QUATRO MESES E O CONTRATO DA DELEGACIA NUNCA FOI ASSINADO E O PROPRIETÁRIO JA FOI UMA DEZENA DE VEZES E OS TÉCNICOS ALTAMENTE COMPETENTE NÃO RESOLVEM NADA É SÓ BALELA.

  20. Servidor

    FLÁVIO DINO, É ESTE O RESPONSÁVEL PELA FUGA DOS INTERNOS

    Ordem para Choque se retirar de Pedrinhas no resgate de presos partiu do delegado Larrat
    Comandante da Inteligência da Sejap afrouxou na missão ao saber que criminosos invadiriam Pedrinhas atirando contra os policiais com fuzis AK 47 e 556
    09/04/2015 15h28min – Atualizado em 09/04/2015 15h30min

    Yuri Almeida
    Publicado por
    Yuri Almeida

    Partiu do delegado de Polícia Civil Roberto Larrat, comandante da Inteligência da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), a ordem para que homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão se retirassem das proximidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas na madrugada do Domingo de Páscoa (5), quando oito bandidos fortemente armados resgataram quatro presos do Primeiro Comando do Maranhão (PCM) – ramificação da facção que age nas unidades prisionais de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC) – do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas.
    Comandante da Inteligência da Sejap, Larrat teve medo do Choque bater de frente com os criminosos
    Divulgação/Ciops
    Afrouxou
    Comandante da Inteligência da Sejap, Larrat teve medo do Choque bater de frente com os criminosos

    Larrat era o responsável por receber as informações repassadas pela Inteligência da PM do Piauí, que monitorou os bandidos em Teresina por 15 dias e repassou a informação do plano de resgate dos presos à Secretária de Segurança Pública (SSP) do Maranhão.

    No decorrer da Operação Pedrinhas, ao ser informado do registro de um Boletim de Ocorrência no município de Chapadinha, onde a vítima relatou que teve uma S-10 tomada pelo bando e ouviu que os criminosos pretendiam invadir um dos presídios de Pedrinhas atirando de fuzis AK 47 e 556 contra os policiais – como de fato aconteceu – , o delegado afrouxou na missão e, além de não descrever as características da caminhonete roubada e de outros dois veículos que os criminosos utilizavam na ação, determinou que o coordenador do Ciops retirasse as pressas as três viaturas do local e evitassem o confronto, por medo de que o alto poder de fogo dos criminosos acabasse vitimando toda a tropa e destruísse as viaturas.

    Posicionando-se atrás de contêineres e pesos de guindastes que ofereciam segurança e visibilidade da BR e do CPD, somente uma das guarnições do Choque conseguiu chegar a tempo no local e ainda trocar tiros com os bandidos no momento da fuga, mas como os policiais estavam distantes da viatura e da baixa em duas guarnições pelo ordem de deslocamento dada por Larrat, quatro detentos foram resgatados de Pedrinhas por meio de uma escada e uma corda.
    Erro operacional

    A determinação de Roberto Larrat em retirar os homens do Choque das proximidades de Pedrinhas se deu por falta de entrosamento com os comandos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), que também sabiam do plano de resgate e chegaram a posicionar homens na área interna dos presídios do complexo penitenciário em sistema de reversamento, mas os retirou pouco tempo depois, sem informar à Larrat.

    O medo do vazamento de informações também foi outro motivo que acabou contribuindo para a “falha operacional” da SSP em prender os criminosos e impedir o resgate.

    Por determinação de Jefferson Portela, nenhum dos homens escalados para confrontar os bandidos sabia de fato o que estava acontecendo, sendo apenas vendidos na ação, sem qualquer informação sobre o plano de resgate dos presos em Pedrinhas – com exceção de quando os bandidos já estavam em Chapadinha -, e por isso acabaram sendo surpreendidos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários