Senado aprova nome do desembargador Reynaldo Soares indicado ao STJ

Por Luís Pablo Política
 

G1

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) o nome do desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca, indicado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O nome, agora, será analisado em plenário para ser oficializado. Fonseca hoje atua no Tribunal Regional Federal da 1ª região, com sede em Brasília.

Novo ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Novo ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Participaram da sessão destinada à sabatina do desembargador e à votação secreta para confirmar o nome de Fonseca o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente do STJ, Francisco Falcão, além de ministros do STJ e desembargadores federais.

A vaga de Fonseca é destinada a um membro da Justiça Federal e foi preenchida a partir de uma lista de três nomes escolhidos pelos próprios ministros do STJ enviada no mês passado para a presidente. Ele foi indicado para substituir Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou em julho de 2014.

Além de Reynaldo Fonseca, integravam a lista João Batista Pinto Silveira e Joel Ilan Paciornik, ambos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que fica em Porto Alegre.

“A sabatina foi introduzida nas atribuições do Senado Federal para que os senhores senadores possam ter uma avaliação mais precisa da qualificação do candidato. Todavia, quanto a mim, vou dispensar indagações a sua excelência pelo fato de que o conheço há décadas. […] Sua Excelência vai honrar o mundo ministerial ao qual está destinado”, afirmou o relator da mensagem de indicação, senador Edison Lobão (PMDB-MA). Lobão também destacou em sua fala a “intensa” produção científica e acadêmica do indicado.

Após o anúncio do resultado, os líderes do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e do PT, Humberto Costa (PE), apresentaram requerimento de urgência para a análise em plenário da indicação de Reynaldo Fonseca. O peemedebista, inclusive, pediu que a indicação seja analisada já na sessão desta quarta.

Um comentário em “Senado aprova nome do desembargador Reynaldo Soares indicado ao STJ”

  1. Senado aprova nome do desembargador Reynaldo Soares indicado ao STJ - Imperatriz - MA

    […] Escrito por “pabloalmeida”: […]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários