Em plena crise, Flávio Dino decide aumentar impostos em vários setores

Por Luís Pablo Política
 

Flávio Dino - Impostos

Em meio a crise, o Governo do Estado acredita que o caminho para se adequar ao que vive o país, é o aumento ainda maior dos já grandes impostos que a população paga.

Com o projeto de lei de autoria do governador Flávio Dino (PCdoB), a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) terá um aumento de 1% no que tange as operações de importação, exportação e transportes.

Acrescenta itens sobre os quais incidirá adicional de dois pontos percentuais na alíquota e, ainda, pelo menos dobra os valores da chamada “tabela das taxas de fiscalização de serviços diversos”.

Já aprovada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, a lei de criação do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop) será alterada e entra em vigor a partir de 2016.

Das alterações, no minimo, curiosas, está o aumento das taxas de produtos considerados pelo governador como “nitidamente, de luxo ou supérfluos”. São eles, acreditem: refrigerante, agrotóxicos e ração animal.

Nas demais, entram, ainda, sujeitos ao adicional de dois pontos percentuais, produtos como triciclos e quadriciclos, helicópteros, aeronaves. Isso inclui a aquisição por pessoas físicas.

Outro ponto importante da alteração, foi o reajuste de 17% para 18% a alíquota de ICMS nas operações internas com mercadorias; nas prestações de serviços de transporte; no fornecimento de energia elétrica; no transporte interestadual de mercadorias ou serviços; nas importações de mercadorias ou bens do exterior; e sobre o transporte iniciado no exterior.

Ações que irão com certeza refletir negativamente para o consumidor. Mas, segundo o governo, o aumento dos impostos é necessário para enfrentar a crise.

9 comentários em “Em plena crise, Flávio Dino decide aumentar impostos em vários setores”

  1. Ribeiro

    O nosso governador precisa conhecer bem mesmo o nosso MARANHÃO.
    Porque o que parece é que ele só conhece a Capital do Estado.

    Meu nobre governador. Em Barreirinhas, Santo Amaro, Primeira Cruz, Humberto de Campos, Paulinho Neves, Tutóia, Araioses. Quem usa Quadriciclo são pobre coitados que precisam se locomover nessas regiões de areia por não terem condições de comprar um carro 4X4, Asim como usam lanchas para trabalhar carregando turista ou para irem de uma cidade p outra no transporte de passageiros, por essas cidade as vezes nem terem ligação como é o caso de Primeira cruz.

  2. Lopes

    Meu Deus, quanta idiotice ou ingenuidade? Esse governo não tem nada a mostrar, Esse Márcio Jerry acabou com Jomar Fernandes em Imperatriz e está fazendo o mesmo com o governo da mudança… todos indignados, políticos, empresários, ex parceiros…. Flavio Dino e sua Trup foi, e continua sendo o maior engodo da história política desse Estado… ainda bem que só durará 4 anos.

  3. Manoel da Trindade Luso Junior

    Superfluo é jatinho

  4. Ádler

    Esse canalha prometeu em campanha que iria resolver os problemas do Maranhão de maneira simples, dizia que bastava acabar com a corrupção do grupo Sarney e assim sobraria dinheiro pra tudo! Belo discurso!! Com essa balela ele enganou um bando de idiotas. Só que hoje, na realidade, a corrupção do governo dele é bem maior, e os problemas se avolumam consideravelmente, pois a turma que ele botou no governo não tem patrimônio e está louca é pra se locupletar.

    Por outro lado, o aumento de impostos idealizado por ele não deixa de não ser inflacionário, e irá retrair ainda mais a fraca atividade econômica do comércio nosso estado. Era só o que faltava governador!

    Já vi um adesivo em carros que estão circulando na cidade que diz o seguinte: “FLÁVIO DINO NUNCA MAIS”. Imagino quando der um ano de desgoverno. rsrsrsrsrs

  5. MARCOS

    Esse gordão endoidou.

  6. Antonio

    Fundo Maranhense de Convite à Picaretagem (FUMACOP) – Destinado a fazer caixa para eleição de Marcio Jerry.

  7. Alexandre Barros

    Uma solução para os moradores da região dos lençóis é comprar os quadriciclos via Cooperativa, o imposto é sobre a compra de pessoa física. É até bom que eles se organizam.

  8. Leitor

    E agora? Como ele vai alimentar o ratinho????

  9. Wenzel Almeida

    Deveria cobrar taxas mais altas de carros de grande valor venal. E colocar a SEFAZ pra ficar na cola de grande s empresas. Taxar os pobre s é fácil . quero ver aumentar impostos em cima dos ricos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários