Bagunça nas eleições para diretores mostra incapacidade de Áurea Prazeres

Por Luís Pablo Política
 
Secretária de Educação, Áurea Prazeres

Secretária de Educação, Áurea Prazeres

Há alguns dias, o Blog do Luis Pablo publicou matéria em que falava da possível ida de Felipe Camarão à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em substituição a professora Áurea Prazeres. A matéria gerou grande repercussão e diversos comentários foram favoráveis à troca. Reveja aqui

Sob comando de Áurea, a pasta da educação, que é uma das mais importantes por sinal, vem enfrentando reclamações e inúmeras denúncias, que vão de irregularidades contratuais a atrasos salariais.

A última do órgão foi a total falta de organização durante as eleições para diretores de escola da rede estadual, que aconteceram na quinta-feira (10). A ação, amplamente divulgada pela imprensa governista como inédita no Maranhão, foi marcada pela desorganização e por erros pífios de comunicação e coordenação.

De acordo com o edital, os resultados das eleições seriam divulgados logo na sexta-feira (11), fato que não aconteceu até hoje (14). Denúncias de fraude, manipulação e irregularidades em várias escolas também fizeram parte do dia “histórico”.

Tentando reparar os erros cometidos no dia, os funcionários passaram sábado e domingo trabalhando na sede da Secretaria. A reclamação era geral.

Segundo apurou o Blog, o grande problema, não apenas no caso do fiasco na organização das eleições, é que a secretária não permite ser contrariada e muito menos criticas em sua gestão.

Áurea está cercada por uma equipe que só tem atrapalhado o andamento da pasta, mas não percebe. Segundo relatos dos próprios funcionários da Seduc, que seguem insatisfeitos e desmotivados com a linha de trabalho desenvolvida pela secretária, a equipe principal do órgão são pessoas de inteira confiança da chefa e possuem carta branca para fazer o que bem querem por lá.

Alguns adjuntos descontentes com a situação, entre eles o secretário adjunto de Educação, Milton Campelo, só falam com a secretária através de oficio ou mensagem porque a mesma não os recebe.

Os insatisfeitos não têm direito a nada e acabam ficando excluídos. A regra é clara: se não for do jeito dela, não tem conversa.

17 comentários em “Bagunça nas eleições para diretores mostra incapacidade de Áurea Prazeres”

  1. Jean Paul des Saints

    Na verdade, os comentários sobre a administração da atual secretária Áurea Prazeres não são nada edificantes, até mesmo por muita gente ligada à Secretaria da Educação, ou mesmo servidores.

    Parece que essa senhora não conseguiu assimilar bem a necessidade que tem o Estado de melhorar o nível de aprendizado dos estudantes,s se comparado o Maranhão com outros estados.

    Que o Felipe Camarão é um profissional competente, não resta dúvida. Mas não é nessa área. Felipe tem um perfil mais voltado para administração, planejamento, até por sua própria formação profissional.

    A Educação precisa, neste momento, é de um profissional, homem ou mulher, com formação na área. Alguém que tenha mestrado e doutorado em Educação, especialmente no exterior, já que o Brasil não figura entre os melhores do mundo. Ou seja, alguém que já venha respirando, vivendo e aplicando educação ao longo de muito tempo na vida.

    Afinal, essa não é uma área onde se aprenda tudo sobre o assunto da noite pro dia. Assim, colocar um bom profissional como o Felipe numa área para a qual ele não foi devidamente qualificado, é queimar um excelente quadro.

    Se não me falha a memória, ele é advogado, não é isso mesmo? E no Procon, ele fez um excelente trabalho, assim como o Duarte Júnior vem fazendo. E fez um excelente trabalho exatamente porque é um profundo conhecedor das leis e, por extensão, do Código de Defesa do Consumidor.

    JEAN PAUL DES SAINTS

  2. CARVALHO

    MEUS AMIGOS, TRABALHO HÁ ANOS NA ÁREA EDUCACIONAL E NUNCA TINHA VISTO UMA GESTÃO TÃO DESPREPARADA, DESORGANIZADA, INCOMPETENTE COMO ESSA. EU DIGO A VOCÊS, SE O NOVO SECRETÁRIO NÃO MUDAR TODA ESSA TURMA DE ÁUREA, DESDE DO SUBSECRETÁRIO, SECRETÁRIOS ADJUNTOS, SUPERINTENDENTES E SUPERVISORES, COM CERTEZA ESTARÁ TENDENCIOSO AO FRACASSO. E QUE O NOVO SECRETÁRIO PROMOVA UMA AUDITORIA NOS PROCESSOS DE COMPRA DE CARTEIRAS E COMPROVE SE AS NOSSAS ESCOLAS RECEBERAM DE FATO O QUE ELAS SOLICITARAM. QUE ELE ANALISE OS GIGANTESCOS PROCESSOS EM ANDAMENTO DE COMPRA DE MOBILIÁRIO PARA AS ESCOLAS SEM QUE FOSSEM FEITAS VISITAS NAS ESCOLAS PARA SE CONHECER A SUA REALIDADE. PELO MENOS NA MINHA NÃO VEIO NINGUÉM. TODAS AS VEZES QUE SOLICITEI CARTEIRAS PRA MINHA ESCOLA, OU VEIO UM TERÇO OU VEIO PELA METADE, EMBORA NO QUADRO CONSTE A QUANTIDADE QUE A MINHA ESCOLA PRECISE. NÓS GESTORES ESCOLARES JÁ SABEMOS DO LENGA LENGA DESSES SUPERVISORES. NÃO CONFIAMOS MAIS. CHEGA!

  3. revoltado

    Nao é so ela nao. Toda a equipe do atual governo, inclusive o Governador.

  4. Joao

    Mudança já ou governador Vai colocar toda classe educadora contra ele.Fora aloprados do PDT.

  5. Carmoso

    Meu amigo essa Aurea Prazeres deveria mudar o nome para Aurea IMCOMPETENCIA, pois a mesma entende tanto gestão quanto eu de pilotar um Boeing 737, ou seja deram uma super aeronave para um piloto de teco teco e quando se fala aurea junta todo mundo sua assessoria de gabinete, passando pela sub secretaria todo é uma grande bagunça e desorganização devem tudo e a todos bando de enrroloes mentirosos 171. É um querendo ser mais q outro um querendo mandar mais q outro e n se resolve nada um verdadeiro cabaré de quinta. Os banheiros estão podres falta vigilância, acorda FD essa quadrilha vai ti afundar no quesito educação. Os supervisores e superintendentes são um bando d zé ninguém q n resolvem nada a parte de gestão escolar essa mesmo q está uma zona tem supervisora q só vive em shopping ou planejando umas novas plásticas com o fundo alti$$imo dado pelo bofé e por ae vai a zona valei-me nossa senhora do perpetuo socorro…

  6. Paulo Educador

    Esse Milton Campelo é o marido da Tati Lima (ex-Palácio) que voltou para o PDT com a promessa de tomar o lugar da Secretária. Foi colocado lá pelo WR para atrapalhar o meio do campo e bagunçar o setor de engenharia e facilitar para a mulher dele. Conhecido como “Marcha Lenta”, é arrogante e incompetente. Acabou com a SEPLAN (junto com a Tati) no governo de Tadeu Palácio. Todos na SEDUC o acham insuportável, principalmente os empresários que têm contrato.

    Quanto ao processo eleitoral, foi um sucesso. A denuncia de fraude em apenas um município, foi armação, o professor era candidato único, e perdeu para ele mesmo.

    Fico impressionado com a decantada competência do Camarão. É igual Pai de Santo, resolve desde unha encravada, mau olhado, retira encosto e até sapo do bucho.

    Creio que esse governo não merece mesmo a Profª Áurea Prazeres.

  7. HENRIQUE

    Equipe de amadores os ligados a essa secretária

  8. Estevão

    Lembrando que a SEDUC não é só PDT. Metade é do PDT (alguns são da área da educação, mas todos patologicamente incompetentes) e outra metade PC do B (burros ao extremo e cheios de pose). Destes últimos, vários estão em campanha (padre gigolô, adjunto com nome de cantor brega da baixada, por exemplo) e pessoas desse quilate e com essas pretensões só podem fazer uma coisa: roubar muito para tentar se eleger. E quem os colocou não está nem aí para a educação, muito menos para o maranhão. Ou seja, o maior responsável por tudo isso e mais um ano perdido na educação maranhense é o papudo defensor incondicional do pt: flavio ‘psicótico’ dino da silva sauro, o infeliz que governa este pobre estado.

  9. bia

    Flávio Dino entregou uma importante secretaria para o PDT e o Deputado WR é quem comanda a secretaria de educação. Assim como ele demoliu o Ginásio Castelinho, assim está fazendo com a educação no Maranhão. A escolha é de Flávio Dino mas a resposta será nossa na próxima eleição.

  10. Castro

    Jean, a competência de Felipe Camarão é fato, ele vir para a SEDUC como bom administrador e planejador que ele é faz-se sim necessária, pois é o que falta na Secretaria. O fato dele não ter experiência na área é fácil demais de ser resolvido, basta agregar a seu redor técnicos competentes na área educacional e pronto, os técnicos pensam a educação e ele administra e planeja. Não adianta colocar um PHD em educação na SEDUC se não sabe planejar e administrar.

  11. Lima

    Incompetente e arbitrária essa senhora.

  12. Leonardo

    NATALINO SALGADO JÁ NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, NÃO TEM OUTRO MAIS PREPARADO

  13. CARLOS

    Essas Aureas não tem jeito mesmo, essa daí esta fazendo como a da Aurea do Municipio que levou uma bolada da Secretaria de Estado, agora está fazendo o mesmo na Secretaria do Municipio, ela é um péssimo exemplo enquanto gestora e professora nem se fala, pois deveria ser a primeira a nos defender, a dialogar conosco, a lutar por nossos direitos. Mas depois que se envolveu com Anselmo Raposo virou isso aí, burla licitações, coloca a própria família dentro deste projeto que deveria ser sério, a irmã e a filha estão pelas bandas da Liberdade, o genro lá pelas bandas do Anjo da Guarda. A outra irmã veio dar palestra, pousando de DOUTORA, só se for Doutora do calote pois já deu calote em meio mundo e é uma vergonha para nós negros, que lutamos diariamente para conquistar respeito e dignidade, foi expulsa da UEL por ter desviado/ficado/roubado dinheiro publico. Aurea pede para sair e responder por mais este desvio em Secretaria de Educação. Não precisa mais pousar de coitadinha, que não tem comida, casa, carro, dinheiro para pagar escola da filha, sabemos muito bem quem você é. Suas outras irmãs e parentes devem ter vergonha de você. Você não nos representa.

  14. Mário

    Caro Luis Pablo
    Gostaria de compartilhar com este blog, a respeito das “eleições para gestor”. Trabalho eu uma escola localizada no bairro do Sacavém, e queria deixar claro e registrado, que essa eleição, conforme consta no texto acima, não foi de nenhuma organização e/ou divulgação para a comunidade escolar. Aqui houveram muitas irregularidades, entre as quais, compra de votos, transporte de eleitores, e o mais grave foi que a candidata (com chapa única), onde a outra pessoa que constava na chapa como gestora adjunta não foi aprovada no seletivo para gestor e não foi divulgado em nenhum momento à comunidade escolar este fato, e os alunos estavam votando nesta candidata. Alguns professores contratados (sem nenhum preconceito), que estavam indignados com o comportamento da “gestora” da escola, mudaram sua visão anterior de uma hora para a outra, pois foram conduzidos para compor a comissão eleitoral, e um deles estava pressionando os alunos a votarem nela ou seriam reprovados, fato este contado por alunos mesmo da escola. Faltou neste processo a participação da Secretaria de Educação, pois o que constava no edital não foi seguido a risca, inclusive a pessoa que compôs a mesa (como presidente), é um funcionário (vale ressaltar que foi escolhido a caráter), estava indicando os alunos em que quadrícula assinalar o seu voto, e um aluno (também, por critérios foi escolhido). Estamos INDIGNADOS com esta “DEMOCRACIA”. Esperamos que nossas vozes alcancem o objetivo e não vamos nos calar. A educação neste país tem sido conduzida como cabide.
    Mário

  15. diego britto

    Na verdade esse werveton rocha ta louco pra fazer uns desvios da educação, onde a atual secretaria de estado esta atrapalhando seus planos com sua franqueza e competência, professora Aurea e uma mulher competente de caráter onde jamais aceitaria desvios do dinheiro publico e isso tem incomodado o werveton por isso essa perseguição contra a secretaria de educação, Senhor governador fique de olho aberto pois poderá trocar alguém de estrema transparência por um corrupto indicado por esse jovem que tem perseguido a professora.

  16. MARCOS

    A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SEMPRE FOI E SERÁ UMA DAS MAIS COBIÇADAS SECRETARIAS DE ESTADO. SABES PQ? POR QUE ELA APRESENTA UM DOS MAIORES ORÇAMENTOS. UMA PENA QUE O GOVERNO FLAVIO DINO DIANTE DOS ACORDOS DEIXOU A PASTA NAS MÃOS DE UM PARTIDO QUE SO TEVE CREDIBILIDADE QUANDO ERA ASSEGURADO PELO EX GOVERNADOR JACKSON LAGO. HOJE O PDT É UMA GRANDE INCOGNITA. SEI COMO FOI DIFÍCIL PARA UM GOVERNADOR COMO FLÁVIO DINO ACEITAR QUALQUER NOME INDICADO PELO DEPUTADO WEVERTON ROCHA. LEMBRANDO QUE A SENHORA PROFA. AUREA PRAZERES FOI O TERCEIRO NOME A SER ACEITO PELO GOVERNADOR. NO MEU ENTENDIMENTO NÃO VAI SER A MUDANÇA DE SECRETÁRIO(a) QUE VAI RESOLVER TAL PROBLEMA. O PROBLEMA É POLÍTICO E NÃO TÉCNICO ATE MESMO POR QUE ESTÁ SECRETARIA JÁ TEVE PESSOAS SEM COMPETÊNCIA ALGUMA COMO OLGA SIMÃO DENTRE OUTROS. REVENDO A HISTÓRICO TÉCNICO DA AUREA PRAZERES POSSO ASSEGURAR QUE ESTA SENHORA VEM CONTRIBUINDO DE FORMA SALUTAR COM A EDUCAÇÃO ALGUNS ANOS. MAS ENTENDO QUE A MESMA NÃO TENHA A FORÇA POLÍTICA COMO OS DEMAIS. DESSA FORMA, POSSO ASSEGURAR QUE A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO. AINDA VAI SER TRATADA COMO UM JOGO DE POLITICAGEM COMO SEMPRE FOI NA HISTÓRIA DESSE MARANHÃO. UMA PENA POR QUE SÓ A VERDADEIRA EDUCAÇÃO VAI ESTABELECER MUDANÇAS DE UM POVO. POR ISSO O ESTADO AINDA VAI VIVER DA IGNORÂNCIA DO SEU POVO. SEM RUMO CERTO E DEFINIDO.

  17. Carol

    Diária p pagar viagens dos supevisores, superintendentes, secretários, assessores, chefe de gabinete, e por aí vai. Não aguentamos mais essa gestão dessa secretária de educação e cia. Mande de volta todos para o lugar de onde nem deveriam saído, SEMED.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários