Professores confirmam armação no Projovem Urbano na Semed

Por Luís Pablo Política
 
Secretário Geraldo Castro Sobrinho

Secretário Geraldo Castro Sobrinho

Foi grande a repercussão da matéria que o Blog do Luis Pablo publicou (15) sobre a “Secretaria de Educação de São Luís não paga bolsas do Projovem Urbano”. Vários professores se manifestaram por meio de comentários, e-mail e mensagens de WhatsApp.

Todos os educadores confirmaram que há desvio de recursos do Programa Projovem Urbano na Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed).

O secretário da pasta, Geraldo Castro Sobrinho, se manteve em silêncio. Nenhuma nota de esclarecimento foi enviada ao Blog.

Professores informaram que denunciaram o suposto esquema no Ministério Público e ao MEC.

“Já denunciamos pro MP, MEC e todas as formas de denúncia. Entretanto, nada resolvido. Infelizmente muitos professores são reféns por dependerem dos seus empregos e têm medo de ser represados. Esse Instituto não é daqui, foi feito uma dispensa de licitação e roubaram o R$ do programa. O Secretário [Geraldo Castro] e Áurea [Borges – superintendente] devem ter se beneficiado com o roubo”, disse uma educadora, que identificou-se como Ernanda.

Em fevereiro do ano passado, durante entrega dos certificados de conclusão do curso dos estudantes do Projovem Urbano em São Luís, o secretário Geraldo Castro chegou a declarar que “este é um programa que está no coração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, porque valoriza os jovens e trata de dar oportunidade de capacitação a eles”. Reveja.

Geraldo Castro - Semed

6 comentários em “Professores confirmam armação no Projovem Urbano na Semed”

  1. LUCIA

    Existem professor, que viaja por conta de outro serviço e depois quer assumir papel de bom moço.
    A professora Áurea está sendo massacrada por esses estúpidos, que não tem nenhum caáter. Inclusive seus próprios “parceiros” de equipe, jogam sujo por trás dela. Tenho pena dela, quem a conhece sabe o quanto és batalhadora, quem a conhece sabe “todo o luxo e ostentação” que dizem que ela vive. A política está envolvida nesse rolo todo, concordo com a pessoa que citou nos comentário, que isso é política no meio. Ecite uma grande gama de profesores que não estão nem aí com nada, aqui na secretaria sabemos disso. Falta de respeito com o próximo.

  2. roberto

    Sem comentários, Geraldo castro o maior pilantra do maranhão, FORA GERALDO!! FORA EDVALDO!!!

  3. RAQUEL

    Nesse PROGRAMA todos tem rabo preso com alguém. Inclusive a COORDENADORA do program colocou sue MARIDO para dar aula, sendo que o mesmo vive enrolando os alunos. E ainda é famoso por pegar as meninas do PROGRAMA, que conhece sabe, o complicado é que ele é casado e tem sua maezinha como SUPERINTENDENTE de algum órgao no munícipio, para protegê-lo. Outros vário professores sem caráter que estão ali só para receber o salario, vivem falando mal dos alunos, nao tem compromisso com o programa, tem inúmeras faltas, viaja por conta de outros serviços. Se forem analisar bem, ali todos conhecem alguem, e esse processo seletivo que foi colocado apenas conhecidos de longas datas, são poucos que merecem ser professores desse programa. A MAIORIA IRRESPONSÁVEIS.

  4. CARLOS

    Parabéns Luis Pablo por nos ajudar a combater esse mal que assola o país, CORRUPÇÃO. Todos querem se dar bem nesse país, todos querem passar por cima, dar um jeitinho. E nós enquanto professores devemos ser o primeiro a dar exemplo. Fico perguntando o que leva uma pessoa que é inteligente como AUREA a se sujeitar, a fechar os olhos para as coisas ilícitas desta secretaria? E ainda mais participar no mínimo como cúmplice dessa máfia que está acontecendo neste programa? Desde quando existe dispensa de licitação para mais de quatro milhões de reais? Desde quando pode um Instituto gerir parte desse dinheiro sem cumprir com suas obrigações trabalhistas uma vez que existe um contrato por trás de todo processo com os deveres a serem cumpridos? Desde quando pode ser contratado funcionários da prefeitura, marido, irmã, filhos, genros, primos, qualquer parente até o terceiro grau de alguém ligado a qualquer secretaria? Desde quando se traz irmã, paga com dinheiro publico para dar formação, por mais inteligente que seja? Desde quando teremos que ficar calados e aceitar que amanhã seja descartada outra Superintendente como esta e jogado sobre seus ombros toda a culpa de uma má administração? Espero que nosso Prefeito cumpra as suas promessas de campanha, mesmo que seja no final e assuma com responsabilidade e com todo afinco este programa de capacitação aos nossos jovens. E retire todos os responsáveis desde o secretário pois este mais do que ninguém sabe de tudo que está acontecendo. Que a vontade de ajudar o próximo esteja acima da política, do poder e da ganância.

  5. Patricia

    Quem garante que isso é verdade? Essa tais ¨denúncias¨ são muito tendenciosas, mas parece interesse político do que qualquer outra coisa.

  6. Flavio Henrique Santana Aires

    Espero que não aconteça o mesmo que ocorreu comigo e outros professores que finalizamos o programa sem receber e após mais 5 anos de processo correndo na justiça o Governo do Estado luta na justiça para não pagar-nos.
    Somos cria de um desvio ocorrido na gestão do hoje Deputado Weverton Rocha que simplesmente deixou milhares de professores sem seus salários e direitos trabalhistas…. Torço para que essa situação não chegue ao ponto do que ocorreu aos professores do Projovem Urbano de Carolina.
    Andamento do Processo n. 0102600-33.2010.5.16.0017 – AP – 29/09/2015 do TRT-16

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários