Roberto Albuquerque coloca à venda concessionárias Dalcar e Cauê de São Luís

Por Luís Pablo Política
 

Diego Emir

Empresário Roberto Albuquerque

Empresário Roberto Albuquerque

Consideradas uma das maiores concessionárias de veículos do Maranhão, Dalcar e Cauê de São Luís, ambas do Grupo Dalcar estão à venda. Inaugurada em 1995, a única revenda autorizada de carros Chevrolet na capital maranhense, prepara-se para encerrar as atividades em 2016. A GM do Brasil já procura um novo investidor disposto a pagar o valor de R$50 milhões e assumir as operações no lugar da família Albuquerque.

De acordo com o que foi apurado por este jornalista, o Grupo Dalcar vai manter em funcionamento em São Luís, apenas a concessionária de revenda da BMW – que inclusive teve parte vendida ao deputado estadual Edilázio Júnior (PV) – e no interior a Dalcar continuará em atividade nas cidades de Bacabal e Santa Inês.

O empresário Roberto Albuquerque, fundador do Grupo Dalcar, foi procurado para comentar o assunto e informou: “Nós estamos fazendo uma reestruturação no Grupo, mas eu não faço mais parte do Grupo (Dalcar). Eu estou ajudando a eles fazerem uma reestruturação. Nós colocamos à disposição da GM, se tiver alguma empresa interessada em comprar as operações nossas (Cauê e Dalcar) de São Luís”.

Apesar de garantir que não existe crise, mas sim uma readequação ao atual momento que o Brasil vive, Roberto explicou que partiu da própria GM o interesse de vender as operações da Dalcar em São Luís. A montadora americana estaria com um plano de expansão em todo o país, mas o Grupo Dalcar não estaria interessado, explica Albuquerque.

Empresários que atuam no Maranhão e fora do país já teriam procurado o Grupo Dalcar para avaliar uma possível aquisição das concessionárias Chevrolet em São Luís, entre eles, o empresário Alessandro Martins que foi funcionário da revenda e hoje atua vendendo veículos da marca Citroen.

Além de Martins, os empresários Nonato Luz do Grupo Gran Car que revende Hyundai e Citroen, e Carlos Gaspar do Grupo Auvepar que trabalha com as marcas Kia e Geely, foram procurados, mas não demonstraram interesse na aquisição.

Segundo fontes que atuam no ramo empresarial, a dificuldade em vender as lojas Dalcar e Cauê está no acúmulo de dívidas, o passivo da empresa seria estratosférico. Nonato Luz que atua no segmento de carros importados estaria disposto a entrar no negócio de carros populares, porém só faria negócio com a Chevrolet, caso abrisse um novo ponto e não assumisse o passivo do Grupo Dalcar em São Luís.

Nos últimos meses, o Grupo Dalcar vem demonstrando dificuldades financeiras, mesmo esta condição sendo negada por Roberto Albuqerque. Mas a loja Cauê da Areinha foi fechada, fornecedores reclamam de pagamentos atrasados e a dívida com bancos só aumenta.

O Grupo Dalcar por muitos anos se manteve no topo das vendas de veículos em São Luís e no país, tanto que recebeu até 2013, 19 troféus de Concessionária Nível A, premiação máxima de qualidade de vendas e serviços da montadora General Motors.

Alguns apontam que a crise financeira do Grupo Dalcar está relacionada ao investimento maciço feito nos últimos na Tv Guará (repetidora da Record News em São Luís) de propriedade do grupo e adquirida no fim de 2010.

Em tom de brincadeira, Roberto Albuquerque ainda falou: “eu vendo tudo que eu tenho, menos a mulher e os meninos”. O empresário aproveitou também para lembrar que atualmente quem toca os negócios das concessionárias Dalcar é o filho, Luís Roberto Albuquerque e atualmente diz estar focado apenas na Tv Guará e em negócios pessoais.

Mesmo com o fim da Dalcar e Cauê Chevrolet em São Luís, Roberto Albuquerque ainda mantém um império que consiste na Dalban Colchões, Dal Plaza Center, Colégio Upaon-Açu, Faculdade do Estado do Maranhão, além de dezenas de imóveis.

13 comentários em “Roberto Albuquerque coloca à venda concessionárias Dalcar e Cauê de São Luís”

  1. funcionário

    Lágrimas nos olhos lendo este texto!
    A única readequação que está havendo e na vida dos funcionários que estão recebendo seus salários atrasados, inclusive a folha referente aí mês de novembro que até o momento não foi paga, o décimo terceiro que não foi pago nem será pago hoje último dia para pagamento segundo a lei, mas como a empresa já mostrou por três meses eles vivem acima da lei, a esperança dos funcionários é receber pelo menos os salário até o dia 30 ou parte dele como de costume!

  2. Dr. Atualpa

    “…vendida parte para o deputado Edilázio Junior…”?? Um parlamentar, isso pode?? Ou seria para um “fruto rico em vitamina C”, se é que me entendem??

  3. indignação

    É muito fácil dizer q não há crise,quando não tem q se preocupar em pagar as contas do ano q estar terminando ou, tão pouco com contas de início de ano, qdo se tem dinheiro em contas no exterior,ou outros fontes de renda como da familia Albuquerque.Já para os colaboradores da DALCAR a crise está mais forte do q nunca, ja q até o momento não se recebeu nem a primeira parcela do décimo terceiro salário,sem falar os salários atrasado,q por sinal quando efetuado é feito diretamente pela referida citada,pois a mesma encontra-se em débito com o banco(HSBC).
    ATT:esposa de funcionàrio

  4. Igor Sousa

    Pablo você apurou quanto o nobre deputado pagou por parte da revenda da BMW?

  5. Anônimo

    Muito triste ler todo este artigo! Fao parte do grupo e sinto-me mal por entender tal momento e outros, colegas de trabalho, apenas ver a destruio imediata de tudo. Importante dizer que toda uma histria vem sendo deturpada por olhos gananciosos. Vem sendo destruda por macia falta de investimentos de fato. Di imaginar que enquanto muitos s reclamam, outros s continuam a manchar a imagem de um grupo l fora. Tento entender o momento a que chegamos… Tenho plena convico que um gerente no muda se o seu prestador de servio no muda tambm. Devam existir meios de reelevao no mercado. Entendo tal situao, entendo atrasos salariais, entendo falhas constantes que vem acontecendo e entendo tambm que, independente de qualquer coisa, terei orgulho de dizer que um dia fiz parte deste grupo e espero assim continuar seja como novos lideres ou com novas formulaes.

  6. Indignação

    MAIS DE 300 FUNCIONARIOS REUNIDOS NO AUDITORIO DO GRUPO DALCAR NESTE DIA 9 DE DEZEMBRO PARA OUVIR AS DECISÕES DA PESSIMA ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO DALCARE CAUE.

    CULPA DA DILMA:

    MAIS UMA VEZ O PRESIDENTE CULPOU A DILMA DA FALENCIA DAS EMPRESAS DO GRUPO, COMO SE AS OUTRAS MARCAS DO ESTADO TABEM ESTIVESSE NA MESMA SITUAÇÃO E NÃO TÃO. ISSO PROVA QUE A CULPA NÃO É DA DILMA E SIM DO DILMO LA DE DENTRO.

    CULPA DA CRISE:

    MAIS UMA VEZ ( PELA TERCEIRA VEZ)O PRESIDENTE FALOU DAS LOJAS FECHADAS NA 15 DE MARÇO EM SÃO PAULO, COMO SE A PESSIMA GESTÃO DO SEU FILHO NÃO FOSSE O RESPONSAVEL PELOS INUMEROS ENDIVIDAMENTOS COM OS BANCOS, PRINCIPALMENTE HSBC.

    A CULPA É DO HSBC:

    MAIS UMA VEZ O PRSIDENTE CULPA A FUSAO DO BANCO, COMO SE O GOLPE FOSSE DADO PELO BANCO E NÃO A FALTA DO PAGAMENTO DOS EMPRESTIMOS FEITO PELO SEU FILHO, ENTAO GESTOR DA AREA FINANCEIRA.

    VOLTOU TUDO AO NORMAL:

    A GM LIBEROU 600 CARROS PRO GRUPO, MAS ELE O PRESIDENTE NÃO DISSE QUE ESTES CARROS ESTÃO COM GARANTIAS DE BENS, QUE DEVERÃO SER PAGOS EM POUCO TEMPO.

    TRANPARENCIA:

    FOI O QUE FALTOU NA MEGA REUNIÃO DA RECUPERAÇÃO. COMO SE ALI NA SUA FRENTE TIVESSEM IDIOTAS, E QUE NÃO SOUBESSESM O QUE FEZ O GRUPO DECAIR.

    COBRANÇA. TODO MUNDO NA CHIBATA A PARTIR DE SEGUNDA:

    VAI COBRAR DEDICAÇÃO E TRABALHO A PARTIR DE AMANHA. SÓ QUE ELE ESQUECE QUE A EMPRESA NÃO TE MORAL DE COBRAR NADA, PORQUE O PAGAMENTO DOS TRES MESES DE ATRAZO DOS FUNCIONÁRIOS É SO PROMESSA, POIS SO VAI PAGAR OS ATRASOS COM A VENDA DOS CARROS. OU SEJA, ALEM DE TAR TODO MUNDO F..DIDO, AINDA TEM QUE DAR O RESTO DE SANGUE ETIRAR DINHEIRO DO C# PRA IR TRABALHAR, COMER E PAGAR CONTAS.

    CULPA DO ALESSANDO E DO MOISES:

    ELE DISSE QUI MUITOS FUNCIONARIOS TAO PEDINDO CONTA. MAS A CULPA É DO ALESSANDRO E MOISES QUE TÃO ASSEDIANDO OS COITADO DOS VENDEDORES E GERENTES.

    MAS PERAI! PELO MENOS LA ELES RECEBEM DINHEIRO E NÃO DEPENDEM DE VENDER CARRO PRA RECEBER SABE LA QUANDO. PIMENTO NO C# DOS OUTRO É REFRESCO.SE A GALERA TA PEDINDO CONTA É PORQUE NÃO ACREDITA EM MENTIRARS E PROMESSAS, COMO ESTAS.

    AMENDRONTAR:

    OPRESIDENTE METEU UM MEDO DANADO, EM DIZER QUE LA FORA NÃO TEM EMPREGO, QUE A SITUAÇAO DO PAIS TA RUIM. MAS PERAI, LA FORA PELO MENOS PAGAM O SALARIO E ANTES DE FECHAREM PAGAM OS DIREITOSDE TODOMUNDO.

    VOO DA GALINHA:

    CADE A VENDA DE UMA DAS EMPRESAS DO GRUPO PARA REGULARIZAR OS DEBITOS? NÃO VAO MAIS VENDER?

    NÃO. ISSO É ORGULHO PRA MOSTRAR PRO MERCADO QUE TUDO VOLTOU AO NORMAL. MAS O QUE O MERCADO NÃO SABE É QUE A DECISAO DA GM É SO UM OXIGENIO PARA MAIS 4 MESES NO MAXIMO E PIOR, AAS CUSTAS DO SACRIFICIO DOS FUNCONARIOS.

    NO FINAL SO UNS DOIS PELADINHO FIZERAM PERGUNTA, QUE FORAM RESPONDIDAS SEM FUNDAMENTO NENHUM. COMO SE TUDO TIVESSE NORMAL.

    FINAL.

    A PARTIR DE AMANHA TODO MUNDO ARREGAÇANDO A CAMISA, TRABALHANDO E NÃO VAI TER DESCULPA DE FALTA. QUEM FALTAR OU CHEGAR ATRASADO É PRA DSCONTAR E PUNIR. PORQUE TA TUDO NORMAL, A EMPRESA VOLTOU A OPERAR NORMALMENTE.

    PERAI, NEGADA SEM SALARIO, A FAMILIA PASANDO NECESSIDADE, SEM PESPECTIVA DO NATAL E AINDA TEM QUE FAZER DE CONTA?

    MAS PERAI DE NOVO, O PRESIDENTE TÁ ONDE? NA FRANÇA?

    TRANSPARENCIA.

    DIZ QUE ELE FALOU MUITO EM TRANSPARENCIA. MAS DE TRANSPARENCIA NÃO TEVE NADA. SO MENTIRA E MEIA VERDADE.

    ONDE ESSE POVO DA DALCAR VAI PARAR? NÃO SEI OS DONOS, MAS OS VENDEDORES, NA JUSTIÇA QUANDO ACORDAREM

  7. Cacique de Satubinha

    A retração de mais de 40% no mercado de automóveis é sim culpa da depressão economica que o governo DILMA ROUSSEF impôs ao Brasil pela sua ideologia intervencionista e pela explosão dos gastos para garantir a reeleição.
    É o maior caso de recessão econômica auto provocada por um governo incompetente,corrupto e escravo de idéias ultrapassadas e que nunca deram certo, num ambiente de crescimento mundial.
    É uma pena ver o grupo DALCAR nessa situação. Hoje no Brasil nenhuma empresa consegue fazer dinheiro, a destruição de empregos e de riqueza é colossal.

  8. TONY

    FUNCIONÁRIOS INSATISFEITOS COM MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS. ENQUANTO A DIRETORIA GASTA MILHÕES EM COMPRAS DE APARTAMENTOS. FAZEM SEUS FUNCIONÁRIOS MENTIR PARA CLIENTE, VENDENDO PEÇAS SUPER FATURADAS. COMPRADAS NA RUA MESMO, PEÇAS PARALELAS. HOJE GRANDE PARTE DA FROTA DE VEÍCULOS DA CAPITAL E INTERIORES MAS PRÓXIMO, CIRCULAM COM PEÇAS DE PÉSSIMA QUALIDADE QUE SÃO VENDIDAS COMO PEÇAS GENUÍNAS GM. CADE A JUSTICA UMA HORAS DESSA? ISSO É CASO PARA POLICIA FEDERAL.

  9. O FELIZARDO

    AGRADEÇO MUITO A DEUS! POR TER SAÍDO A TEMPO DO GRUPO DALCAR,TRABALHEI DE 2000 A 2014 A CONCESSIONARIA,FOI CONSIDERADA A NÍVEL A E ESTE PREMIO,SÓ FOI ALCANÇADO,JUSTAMENTE QUANDO O ALESSANDRO MARTINS AINDA ESTAVA A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO DALCAR…DEPOIS VEIO UM TAL DE DYNE,E NO RH UM TAL DE FRANCO,QUE DE ADMINISTRAÇÃO,NÃO ENTENDEM BULUFAS…E A DALCAR FOI CAINDO EM TOTAL DESCREDITO…QUANDO EU AINDA ERA FUNCIONÁRIO DESTE GRUPO,LEMBRO QUE COMENTEI COM UM GERENTE QUE NA ÉPOCA ESTAVA GERENCIANDO A DALCAR DA AVENIDA GUAJAJARAS E QUANDO OS PIONEIROS DO GRUPO DALCAR MORRERAM,EU DISSE….QUE ASSIM COMO OS PERCUSSORES DO GRUPO DALCAR HAVIAM MORRIDOS,ASSIM TAMBÉM ESTAVA MORRENDO A MAIOR CONCESSIONARIA DE VEÍCULOS CHEVRLOT NO MARANHÃO…E NO MEU ENTENDER,A COMPRA DA TV GUARÁ,FOI SEM DÚVIDA O ELEFANTE BRANCO DO ROBERTO ALBUQUERQUE

  10. Fulano de Tal

    Fui um dos primeiros clientes Dalcar. Na época, mesmo não tendo comprado um carro de luxo, tive atendimento VIP, como ser deixado em casa ou no trabalho. enquanto meu carro estava na revisão, ou almoçando no refeitório que ficava na parte de cima do salão de vendas, mas com o tempo, a qualidade do atendimento foi mudando, mas sempre, pessoas queridas que trabalharam ali, me ofereceram mimos do tipo, água ou um cafezinho, que, mesmo com toda gentileza, dava para perceber que havia uma iminente ladeira à frente. Desse modo, saí à busca de outras opções, me dei bem em algumas, mas fui muito mal atendido na maioria, onde a ansiedade de uma venda, de vendedores despreparados, é sempre maior que a satisfação do cliente!

  11. ANONIMO

    GENTE TA ASSIM?
    Nao sabia.
    Sou um pre-cliente. Mas neste caso vou procurar outra concessionaria pra comprar. Mt triste com isso.

  12. MALAQUIAS

    É CONSTRANGEDOR A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA O GRUPO DALCAR,POIS NESTA CONCESSIONARIA…QUEM MENOS PRODUZ,É QUEM É BEM REMUNERADO,FIZ PARTE DA SEGURANÇA DESTA EMPRESA,E TEM UM TAL DE JAMES CARVALHO,QUE NÃO ENTENDE NADA,DE SEGURANÇA PATRIMONIAL,E QUE OSTENTA NA CINTURA,UMA PISTOLA PONTO 40,SENDO QUE O JAMES,NÃO POSSUI TREINAMENTO E PORTE DE ARMA,E AMEAÇAVA TODOS OS VIGILANTES,ESTA EMPRESA TEVE NO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS,EXCELENTES VIGILANTES,QUE TRABALHAVAM DESARMADOS E ARRISCANDO AS SUAS VIDAS,PARA A SEGURANÇA PATRIMONIAL DA DALCAR E CAUÊ…LEMBRO DO VIGILANTE, JOSE LOPES,QUE MOROU POR 19 ANOS EM UMA CASA NO TERRENO DA DALCAR,DESDE EM QUE ERA A EXTINTA AMAZÔNIA VEÍCULOS NA COHAMA,E QUE FOI ACOMETIDO DE UM CÂNCER BUCAL,E APÓS A SUA MORTE,A SUA FAMÍLIA FOI DESPEJADA DO TERRENO,PELA ABRUPIDADE DO JAMES CARVALHO,E QUE TIVEMOS QUE FAZER VAQUINHAS PARA A FAMÍLIA NÃO PASSAR PERRENGUES…..MAS,OS DIRETORES DO GRUPO DALCAR VIAJAVAM PARA O EXTERIOR E OSTENTAVAM CARRÕES,ENQUANTO TODOS OS FUNCIONÁRIOS,DAVAM O SANGUE PARA CUMPRIR METAS NA CONCESSIONARIA…ESTE É O RETRATO DA INCOMPETÊNCIA DE UMA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO,GERENCIADA PELO SENHOR DINE,FRANCO,NIDIA,JAMES E TODA ESSA CORJAS DE INCOMPETENTES QUE FALIRAM O GRUPO DALCAR…PRONTO! FALEI.

  13. cleiton

    A culpa de tudo que ta acontecendo nesse grupo é unica e exclusiva do direto financeiro senhor CLAUDINEI RAMPINI MAS CONHECIDO COM DINE já faliu todas as empresas por onde trabalho sem falar ,que é tido como corrupto

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários