Secretaria de Educação de São Luís não paga bolsas do Projovem Urbano

Por Luís Pablo Política
 

Projovem UrbanoO Blog do Luis Pablo recebeu uma denúncia gravíssima sobre o Programa Federal Projovem Urbano, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed).

Segundo informações repassadas ao blog, o secretário da pasta Geraldo Castro Sobrinho e a superintendente Áurea Borges fizeram a contratação de um Instituto que simplesmente sumiu com o dinheiro do Programa e tanto alunos como os professores que fazem parte do projeto nunca mais receberam as ajudas de custo que têm direito.

A Prefeitura, através da Semed, recebeu uma verba para o programa que seria em torno de R$ 4 milhões do MEC, mas ninguém diz o motivo do atraso do dinheiro aos envolvidos.

Ainda de acordo com a denúncia, a Secretaria de Educação marca as datas para o recebimento, porém nunca cai um centavo na conta. “Precisamos denunciar os fatos, pois um dinheiro desse não pode sumir assim”, diz trecho denúncia.

17 comentários em “Secretaria de Educação de São Luís não paga bolsas do Projovem Urbano”

  1. JOÃO

    Gostaria novamente de denunciar que como professores não aguentamos mais tanta humilhação. Mês após meses de dedicação e nada de pagamento. Estamos indo para o terceiro mês sem nenhum centavo. Primeiramente foram promessas da empresa, depois dessa Aurea Borges e depois do Secretário. O que vemos é um descaso com professores e alunos. Sendo que todos os alunos nunca receberam nenhuma bolsa desde o começo do projeto. E o dinheiro foi para onde? Uma vez que atenderia centenas de jovens e hoje atualmente não chega se quer a 100. Estamos denunciando todos os meses e nada é feito. Sabemos de muitas histórias dessa Superintendente desde a época da Secretaria de Estado junto com Anselmo Raposo, fizeram um raspa durante 7 meses e compraram imóveis e carros. Agora temos a mesma pessoa fazendo isso com outro gestor. Como se explica roupas e bolsas de grife? Como se explica casas pelas bandas do Araçagy? Como se explica viagens para outros estados? Como se explica festas e mais festas com dinheiro nosso? Como se explica que uma professora como nós consiga ter uma vida de luxo e ostentação ganhando como professora e nem tendo marido para justificar qualquer outro dinheiro. Aonde está o Ministério Publico, Procuradoria, Prefeito que não enxerga isso? Temos maus gestores que acima de tudo ainda são altamente ignorantes e destratam professores, alunos e colaboradores. Acredito na justiça dos homens e principalmente de Deus.

  2. CARLA

    Enquanto professores queremos nosso dinheiro, pois não podemos mais aceitar que venham superintendentes como esta Aurea e simplesmente manda que fiquemos calados, que não denunciemos, nos engana a cada dia com falsas promessas. Ela é um poço de estupidez, de ignorância. Trata a todos que trabalham com ela como fossem escravos, não respeita ninguem, sendo que a mesma é professora como nós. A ultima contada por ela é que até dia 12/12 nosso dinheiro estaria na conta, mas nada disso aconteceu e os alunos coitados nuca receberam nenhuma ajuda. No entanto o que sabemos é que a empresa sumiu com parte do dinheiro e ninguém faz nada. Mas as coisas ilegais já vem acontecendo desde o começo neste PROJOVEM, pois esta Aurea colocou a irmã, a filha adotiva e o marido da filha para trabalharem no PROJOVEM, escolheu o polo da Liberdade, que fica perto da casa da mãe para que os mesmos pudessem ficar. Sendo que deve ter avisado que não ia pagar ninguem, pois estes foram os primeiros a abandonar o barco assim que houve atraso no pagamento. O que é pios ainda trouxe para dar formação outra irmã Rosane Borges que mora fora, em São Paulo, com passagem e hospedagem por conta da secretaria de educação, sendo que a mesma foi expulsa da UEL por desvio de dinheiro publico. Temos informações que até o carro que esta Superintendente utiliza hoje é por conta do PROJOVEM. Então só não tem dinheiro para pagar os professores e alunos? Com a resposta o Secretário e o Prefeito.

  3. Marileude

    A Educação desse país vai de mal a pior, principalmente com gestores com essa postura… começa pelo prefeito Edivaldo fechando os olhos para esse Secretário, ou “projeto” de secretário Geraldo e consequentemente com essa superintendente Aurea… Dupla Dinâmica, onde vamos chegar com esse trio!!!!!!!!

  4. Francisca

    Fico impressionada como nossa cidade é penalizada por esses gestores que conseguem ter só a capacidade de discurso e com uma prática corrupta. Como sempre os mais afetados são os mais frágeis nesse contexto… onde vamos chegar?!?!?!?!?!? O pior que parece que os professores e os alunos são seu “brinquedos” que eles fazem o que quer e na hora que acham mais conveniente. Essa história está mais para suspense com uma empresa que ninguém conhece, o responsável da empresa desaparecido, o dinheiro roubado por “hackers”, 2 contratos, uma superintendente que de uma hora pra outra não sabe de nada, um secretário que só promete e não cumpre… enfim, essa é a realidade desse programa que tinha tudo para de fato fazer a diferença na vida de muitos do nosso município e de fato vai fazer a diferença mais na CORRUPÇÃO!!!!!!

  5. CARLOS

    Essa Aurea não tem jeito mesmo, levou uma bolada da Secretaria de Estado, agora está fazendo o mesmo na Secretaria do Municipio, ela é um péssimo exemplo enquanto gestora e professora nem se fala, pois deveria ser a primeira a nos defender, a dialogar conosco, a lutar por nossos direitos. Mas depois que se envolveu com Anselmo Raposo virou isso aí, burla licitações, coloca a própria família dentro deste projeto que deveria ser sério, a irmã e a filha estão pelas bandas da Liberdade, o genro lá pelas bandas do Anjo da Guarda. A outra irmã veio dar palestra, pousando de DOUTORA, só se for Doutora do calote pois já deu calote em meio mundo e é uma vergonha para nós negros, que lutamos diariamente para conquistar respeito e dignidade, foi expulsa da UEL por ter desviado/ficado/roubado dinheiro publico. Aurea pede para sair e responder por mais este desvio em Secretaria de Educação. Não precisa mais pousar de coitadinha, que não tem comida, casa, carro, dinheiro para pagar escola da filha, sabemos muito bem quem você é. Suas outras irmãs e parentes devem ter vergonha de você. Você não nos representa.

  6. Will

    Isso é verdade. Sou professor do programa, e há quase três que não recebemos nossos salários. Várias vezes entramos em contato com a Secretaria de Educação e coordenação do Projovem, e são nos dadas datas que nunca foram cumpridas. Na ultima reunião nos deram outras datas no fim do mês. Será que vão cumprir mesmo? E quanto a bolsa dos alunos há 7 meses que não recebem, ou seja, desde o início do programa.

  7. Luís

    E por que não param as aulas e fazem um protesto na semed? Façam a denúncia no MPF já que a verba efederal

  8. Ernanda

    Luís, já denunciamos pro MP, MEC e todas as formas de denúncia. Entretanto, nada resolvido. Infelizmente muitos professores são reféns por dependerem dos seus empregos e têm medo de ser represados. Esse Instituto não é daqui, foi feito uma dispensa de licitação e roubaram o R$ do programa. O Secretário e Áurea devem ter se beneficiado com o roubo.

    Quanto às bolsas dos alunos, é recurso federal e é repasse direto para os alunos. Esse recurso não é pagamento das bolsas e sim manutenção do programa como um todo. Como ex: a instalação de salas de acolhimento para crianças das mães/alunas. Inclusive, os materiais que foram entregues nessas salas são de péssima qualidade.

    Enfim, é um descaso total. A coordenação do programa não tem condições nenhuma de trabalho para acompanhar as escolas e os alunos do programa e acabam que alguns professores confundem os mesmos na mesma corja de vagabundos que estão gerindo o programa. São tantos absurdos.

    Esperamos enquanto trabalhadores, que nossos direitos sejam garantidos. Pois não deixamos de frequentar as escolas, não deixamos de cumprir nossas obrigações, enquanto educadores e não deixamos de dar o nosso melhor dentro das salas de aula.

  9. JOÃO

    Prefeito Edvaldo retire esta Superintendente e este Secretário, a imagem de sua gestão fica comprometida. Aurea já conhecemos de longas datas, acabou com a Secretaria de Educação do Estado, agora está fazendo o mesmo no Município. O que dar para entender diante de tudo isso é que o dono deste instituto tem os dois na mão pois não sendo assim eles que são altamente ignorantes já teriam colocado nota e mais nota, culpando a empresa. Com certeza levaram um cala boca e por isso esse silencio sepulcral. E nos professores devemos acreditar que ate sexta nosso dinheiro estará na conta? Claro que não. Pois não existe mais ninguém sério nessa Secretaria. Terminando este prazo vão dar outro prazo ainda maior e nos bestas ficaremos sem receber. Mais aposto se as irmãs dela, filha e genro não tem uma pontinha também desse dinheiro pois as irmãs desapareceram, sumiram, pularam fora do barco; a filha nem abria a boca em nossas reuniões; o genro defendia Aurea mesmo errada; Sinceramente não acredito em nenhum deles, tudo participante deste esquema fraudulento; Acredito até que compactuaram com todo desvio. Pois já tem na família a Doutora Dos Golpes e Aurea 171 como cabeça; E depois disso tudo denunciado ainda vem uma mulher dessa dizendo que não sabe de nada. Como? Como? Então Aurea explica os três meses de atraso, explica as reuniões que esse Pedro fez com vc, explica o gol que vc dirige, explica todos os parentes no mesmo projeto, explica o seu silencio diante de toda essa situação. Quem te conhece sabe o quanto es ignorante e por bem pouco se não tivesse nesse meio já teria falado. MPF, Procuradoria, Policia Federal nos ajude.

  10. VITOR

    Essa Superintendente devia ter pedido para sair. Só faz besteira por onde passa. Com esse jeito dela consegue enrolar muitos bestas. Fico impressionado com tamanha cara de pai. Contratou a própria irmã que é funcionaria da prefeitura? Contratou a própria filha? Contratou o próprio genro? Trouxe a irmã de fora com dinheiro publico? E ainda está como Superintendente? Esse Brasil não tem jeito.

  11. LAURA

    Essa mulher se perdeu diante de sua prepotência. Destrata a todos aqui na Secretaria, falsa até a alma, não consigo compreender tamanho cinismo. Mas faz assim de muito tempo, toda Superintendência que passa ela sai da mesma forma. A irmã que esta no PROJOVEM até que é uma boa pessoa, competente até agora, trabalha no CRAS, passou por méritos próprios apesar de não poder. Os outros filha e genro foram colocados. Agora a irmã que veio fechem as bolsas pois dar golpe na praça, no calçadão até em universidade. É uma bandida da pior categoria. Todos nós do movimento sabemos o que ela já fez com amigos quem dirá com inimigos. Aurea está competindo para ver quem leva mais.

  12. VERA

    No programa todos tem rabo preso com alguém. Inclusive a COORDENADORA do programa colocou o proprio marido para dar aula, sendo esse FILHO de uma superintendente do município de SAO LUIS. Esse, nao trabalha, apenas enrola os alunos, fora que é conhecido por pegar as alunas do PROGRAMA. Tem professores lá dentro, que estão apenas para ganhar dinheiro, e ainda querem ter moral pra reivindicar algo. Vao 1 vez por semana na escola não tem a menor dignidade com os alunos, e ainda falam mal dos alunos. Essas denuncias toodas são tem política envolvida, para derrubar alguém. São poucos os professores que merecem assumir o cargo de PROFESSOR, porque a maioria apenas enrolam. Por isso que o BRASIL, em especial SAO LUIS nunca vai pra frente.

  13. Joao

    Tá Vendo?

  14. Wallana

    Nos alunos do projovem urbano de Paco do Lumiar pólo do Maiobao, desde do inicio do curso nao recebemos se quer um centavo. Este mes de junho completamos 1 ano de curso e 1 ano estamos sem receber o benefício.

  15. Rosângela

    Oi sou tb do Projovem no ceara as não estão saindo

  16. Aline Campos

    Onde está localizado a coordenação do projovem em São Luís?

  17. Moises santos

    Oiii bom dia sou um aluno do projovem urbano e como aprendi a lutar por meus direitos venho falar por todos que participaram, dessa farca que foi o ( projovem urbano) sim não recebemos dinheiro da secretária nunca e por isso ainda espero por quê passei a mais de um ano pagando passagem do meu próprio dinheiro fazendo graça pra palhaços de secretários e prefeitos que não movem um dedo pra acabar com essa falta de vergonha quê é o governo do Maranhão
    E ainda espero quê o nosso governado ou qualquer que seja a pessoa que está mandando ou está envolvida nisso faça alguma coisa ou então reúna todos os alunos e der algum tipo,de satisfação aos mesmo que participaram desse programa mais ainda espero e não irei ficar calado até eles aparecerem e pagar o quê devem a todos alunos e professores.
    Enquanto isso estarei falando nos blogs e em outros programas irei está compartilhando a falta de conceitos que esse governo tem desde ja agradeço

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários