Exonerações marcam primeiro ano do Governo Flávio Dino

Por Luís Pablo Política
 
Governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino

Com a recente queda do coronel Marco Antônio Alves do Comando da Polícia Militar do Maranhão, apenas o secretário de Segurança, Jeferson Portela, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, não foram trocados pelo governador neste pouco mais de um ano de gestão.

A primeira queda na área de Segurança foi do subcomandante da PM, Raimundo Sá. No lugar dele o coronel Ismael Araújo, que também já foi exonerado. Assumiram o comando e subcomando da PM maranhense, há dois dias, respectivamente, os coronéis José Frederico Gomes Pereira e Jorge Luongo.

Na Delegacia Geral, o competente delegado Augusto Barros foi exonerado e substituído sem maiores explicações pelo delegado Jorge Lawrence. Além de Augusto, os delegados André Gossain, que foi retirado do comando da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic); Marco Afonso, que saiu da Secretaria adjunta de Inteligência do órgão; e Sebastião Uchôa da Delegacia de Meio Ambiente. O primeiro após rebater uma nota emitida pela assessoria da SSP e os dois últimos especula-se que por perseguição.

Vale ressaltar que as exonerações não foram exclusividade do setor de segurança, que é de fato um dos mais problemáticos do governo, outros diversos órgãos já sofreram alterações e quase nenhuma foi devidamente esclarecida, mas a maioria teve relação com escândalos e esquemas revelados na mídia.

Basta lembrar da Assessora Especial do governo Simone Limeira, que foi acusada de ter recebido propina para intermediar pagamentos de transporte escolar.(Relembre) Neste caso, foi a própria Simone quem pediu para sair, mas mesmo depois de todo o escândalo segue representando o governo pelo interior do Estado.

Em outro caso, Márcio Jerry teve que exonerar seu assessor Wellington Leite após ser encontrado pela polícia um cheque no valor de R$ 5 mil com seu nome sob posse do agiota Pacovan.( Leia aqui)

Também entram para a lista dos exonerados no governo da mudança: os subsecretários pedetistas da Saúde e da Educação, Rosângela Curado e Dalton Almeida; a secretária de Cultura, Ester Marques; e o advogado Paulo Guilherme Araújo da Presidência da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) do Estado. Veja alguns aqui e aqui .

Ao que parece e pelo que o próprio governador tem dito, as mudanças e consequentes exonerações devem continuar até o fim de janeiro. Com essas ações fica a dúvida se ele não escolheu tão bem assim sua equipe de governo ou se as questões políticas é que estão mandando em sua gestão. Vamos aguardar…

3 comentários em “Exonerações marcam primeiro ano do Governo Flávio Dino”

  1. Amanda silva

    É isso ai Flávio, não deu certo substitua!!!
    Agora é a vez do incompetente do Jefferson Portela vazar!
    Acreditamos nessa mudança, e estamos convictos que voce revertera esse quadro critico que esta a segurança pública.

  2. Balaio

    Caro Luís Pablo você esqueceu de citar o presidente da agerp furtunato maceda que foi demitido pelo zapzap a pedido do Adelmo Soares e que já se sabe nos corredores da secretário de agricultura já pediu também a demissão do secretario da sagrima macio onais aqui em Caxias todo mundo se pergunta como o veriador ficha suja Adelmo Soares ta com toda moral no governador Flávio dino

  3. Adrian Juliano F. Alves

    No meu entendimento, efetuar a troca do Comandante da PMMA, não vai mudar em nada o caos que se instalou no sistema de segurança pública. Porque não mudar o Secretario de Segurança também? o raciocínio é simples o comandante é subordinado ao secretario, por isso é extremamente injusto dispensar sem motivos reais, um oficial com a qualidade do Cel Alves. Infelizmente, hoje os trinta e quatro coronéis, que fazem parte do quadro, não pensam na instituição, formam facções, minando o dia a dia de quem está no comando. Falta aos coronéis, uma elemento chamado UNIDADE, isto é, falarem a mesma linguagem. A instituição, hoje é fragmentada em todos os seus elos, é cada um querendo se dar de bem, há um raxa significativo e institucional, só não ver ver que não quer.A sociedade precisa ficar mais atenta aos demando do executivo co a PMMA. As unidades, tanto da capital como do interior, estão em situação insalubre, sem a minima condição de trabalho. Nosso representante no legislativo, é, incompetente, vassalo e inútil, pois vendeu seu mandato nos porões do Palácio dos Leões. A Polícia Militar agoniza, está na UTI, esse governo, salvo melhor juízo vai ser ser seu algoz.O comando da PMMA, não tem culpa pelos assaltos a bancos, aos ônibus e a total insegurança da população, a culpa é exclusiva do executivo, pela sua incompetência, pela sua omissão, pelo seu descaso, pela sua falta de sensibilidade, com aqueles, que pelo custo da própria vida, vão as ruas todos os dias. A instituição deve estar a serviço da população, nunca a serviço de governo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários