Operação da PF faz Lula reviver prisão em 1980

Por Luís Pablo Política
 
Lula foi preso em 1980 pelo Dops por comandar greves

Lula foi preso em 1980 pelo Dops por comandar greves

Para quem não lembra, essa não é a primeira vez que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva é alvo da polícia do país.

Em 1980, enquanto era somente líder sindical no ABC paulista, foi preso pelo Departamento de Ordem Polícia e Social(DOPS), a polícia política do regime militar, com outros dirigentes sindicais, acusado de comandar greves.

Ex-presidente Lula

Ex-presidente Lula

Na ocasião foi processado e condenado com base na Lei de Segurança Nacional, mas foi posteriormente absolvido pelo Superior Tribunal Militar e também afastado da presidência do sindicato.

Quase 36 anos depois da prisão, que marcou também o ápice do primeiro momento de grande projeção de Lula em nível nacional graças a luta travada pelos direitos dos trabalhadores, Lula volta a enfrentar a polícia, mas desta vez por motivos bem diferentes.

Após ser duas vezes presidente do país, Luis Inácio Lula da Silva está arrolado ao maior escândalo de corrupção do Brasil. Na 24º fase da operação Lava Jato, fo oi o protagonista e teve que encarar ter sido levado coercitivamente à prestar depoimento.

Diferente da luta de anos atrás, Lula agora precisa esclarecer as denúncias envolvendo seu nome, o sítio em Atibaia e do tríplex em Guarujá.

Um comentário em “Operação da PF faz Lula reviver prisão em 1980”

  1. Asdrubal Valente Neto

    Observem que na Veraneio, carro da policia da época, o detido está do lado da porta, acendendo um cigarro.
    Pela praxe iria entre os 2 policiais. Para pensar.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários