Por que o TCE-MA não julga as contas do ex-prefeito de São Bento?

Por Luís Pablo Política
 

Ex-prefeito Luizinho

Ex-prefeito Luizinho

O ex-prefeito de São Bento, Luís Gonzaga Barros, o “Luizinho”, segue tranquilo para disputar as eleições em outubro deste. Mesmo todo enrolado, o ex-gestor não é “ficha-suja”.

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, responsável por exercer o controle externo em benefício da sociedade, não julgou todas as contas do ex-prefeito, que foi conhecido nacionalmente por ter ficado em 2º lugar na lista de corrupção da CGU (Controladoria Geral da União). Reveja.

Não se sabe porque. O estranho é que Luizinho tem tido aos mais próximos que é protegido.

O Blog do Luis Pablo pesquisou e somente em 2010, já com cinco anos de gestão de Luizinho, o TCE-MA realizou o julgamento das contas referente ao exercício de 2005, que foi o primeiro ano do comando do gestor no município.

Na ocasião, o TCE constatou irregularidades e condenou o ex-gestor a devolver R$ 4,8 milhões aos cofres do município e ainda o pagamento de multas no total de R$ 610,5 mil. O débito, segundo o órgão, é decorrente, entre outras irregularidades graves, da falta de envio da prestação de contas do Fundef, no valor de 4,5 milhões.

Daí em diante nada mais passou pelo TCE. As demais contas do ex-prefeito nunca foram fiscalizadas pelo Tribunal de Contas. O motivo do não julgamento é realmente um mistério.

Prisão

Em abril deste ano, Luizinho foi alvo da Operação Vínculos da Polícia Federal, por suspeita de fazer parte de organização criminosa responsável pela prática de crimes previdenciários durante sua gestão em São Bento. Ele foi preso por desviar milhões de recursos públicos. Reveja AQUI e AQUI.

Um comentário em “Por que o TCE-MA não julga as contas do ex-prefeito de São Bento?”

  1. Ana Luisa

    Ele que não pense está protegido. Logo logo será julgado pelas contas e por outras coisas que anda aprontando! Além do mais quem deve satisfação a PF é ele, que todo mês tem que comparecer lá e não pode se ausentar da comarca sem autorização da justiça. Seria ate bom o blog procurar junto a PF esse termo de compromisso e postar.
    É!!! Esse de bonzinho não tem nada, a cara de malandro já diz tudo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários