“São João de Todos” do governo Flávio Dino é alvo de reclamações

Por Luís Pablo Política
 
Governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino

O São João de Todos 2016 que será realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís ainda nem começou, mas já é alvo de diversas reclamações e denúncias. Os arraiais oficiais ocorrerão na Praça Nauro Machado, Praça Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira e Centro Social dos Servidores do Estado (Ipem).

A primeira reclamação se deve a falta de edital para as barracas nos arraiais da Vila Palmeira e do Ipem. Segundo informações repassadas ao Blog do Luis Pablo, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), diferente do ano passado, não divulgou o edital e o sorteio ocorreu dentro do gabinete do secretário Diego Galdino e sem a participação dos inscritos. Ou seja, sem qualquer transparência.

No caso do arraial promovido na Praça Mário Aragão, que é coordenado pela Prefeitura de São Luís, a denúncia se refere ao valor abusivo cobrado para quem foi contemplado com uma barraca no local. Os dez selecionados terão que desembolsar R$ 6 mil reais para poder garantir seu lugar nas festividades. (veja foto do edital da Secretaria Municipal de Cultura – Secult)

Além das questões sobre as barracas nos arraiais oficial do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a data decidida para começar as festividades juninas também não agradaram. Todos os arraiais começarão somente no dia 17.

No caso da Nauro Machado, a situação é ainda pior. Ponto alvo de turistas, o local terá programação somente nos dias 17, 18 e 24, 25, que são os dois fins de semana do período junino. Os comerciantes da região estão bastante chateados com a decisão descabida do governo e já temem prejuízos.

A bagunça no “São João de Todos” é tão grande que, até o momento, ninguém sabe quem irá se apresentar nos arraiais. Faltando apenas dez dias, absolutamente nenhuma brincadeira foi avisada e nenhuma programação montada. Uma verdadeira bagunça que, de acordo com a denúncia, se deve a enrolada Superintendente de Ação e Difusão Cultural, Jô Brandão.

Ao que parece, a Cultura segue sendo uma das pastas mais problemáticas do governo Flávio Dino. Em menos de dois anos já foram três secretários diferentes, mas nada realmente mudou e a bagunça continua. É lamentável!

Edital da Prefeitura

Edital da Prefeitura

15 comentários em ““São João de Todos” do governo Flávio Dino é alvo de reclamações”

  1. Rosa

    Gente olha esse boi ai, tá manchando a classe dos brincantes vai trabalhar pra melhorar a cidade.

  2. Juliana

    A verdade é que tanto São João como Carnaval, depois que passaram a ser organizados através de parcerias entre o Governo e Prefeitura, melhoraram demais em todos os sentidos, basta ir la acompanhar.

  3. Paula

    Juliana. Eu ano passado elogiei muito a transparência do edital de chamada pública da cultura. Agora esse ano foi um verdadeiro sigilo até os próprios funcionários do órgão (cultura) insinuam se o povo esqueceu que esse ano tem eleição. Sendo assim, a organização existe por quê as brincadeiras(brincantes) tem amor, respeito e responsabilidade no que fazem, independente de receberem o pagamento ou não. Não devemos fecharmos os olhos pra o que tá errado, afinal, se e público não pode ser restrito a alguns.

  4. Luiza

    Quero parabenizar o Luis Pablo pela matéria, pois tem assuntos que pra muitos não tem relevância, mas, pra outros sim, tem várias pessoas que aguardava o edital e foram pegos de surpresa com a informação que já havia tido o sorteiro, somente com a “comissão e o Secretário”. Pequenos atos também se perde o respeito e a confiança do povo. Agora eu também falo: Meu povo, não venda seu voto, por barraca, dentadura etc, pois quem perde é o coletivo . Infelizmente!

  5. Lucas

    Mas que coisa, né? Ano passado tinha gente reclamando que a prefeitura e o governo estavam gastando muito com as festas. Agora eles diminuem os dias do arraial e reclamam também? Sobre esses editais, quem realmente está interessado fica acompahando, vai na secretaria todo dia, entra em contato com quem for.

  6. Vitória Sales

    Aproveito para convidar a quem quer que seja a se fazer presente no arraial nos dias de festas, com certeza seŕa um espetáculo, e todos sairão ganhando.

  7. Kelly

    O valor pra essas barracas é sempre alto assim mesmo, até porque o lucros deles é muito alto. Acho que em dois dias eles já cobrem o investimento.

  8. Luiza

    Edital é uma publicação para conhecimento de terceiros interessados ou não. A finalidade é tornar público determinado fato ou ato, seja por cautela, seja por publicidade ou seja para cumprir um requisito legal. Os editais são publicados na imprensa e também são afixados (em portas ou corredores) na repartição ou seção relacionada ao tema do edital. Cade?
    “Mas que coisa, né”, ninguém inscrito participou do sorteio. Que os Santos Antonio,Pedro,Marçal, João… ilumine quem está com o poder, pois se depender da vontade de alguns continuaremos aceitando o que ta errado como certo.

  9. falcão

    Por lei o edital tem que ser publicado em jornal de grande circulação, mas quando eles querem esconder ou direcionar algo eles dificultam o máximo a publicação.

  10. Vania

    Tudo agora se faz um problema. Se tem Sao Joao é um problema , se nao tem é um problema. Complicado isso aí né. Tao procurando chifre em cabeça de cavalo.

  11. desconhecido

    acho bom Flavio Dino fazer o pagamento dos funcionarios do Hospital Geral…e hoje já é 8…e nada de pagamento

  12. JOAQUIM PINTO

    Tá invejando a branca.

  13. Marcia

    Desorganização total; um retrocesso para a cultura e turismo do nosso Estado, comparado a outros Estados do nordeste, que com todo respeito não tem a diversidade e beleza do nosso folclore e destinos naturais que são verdadeiros paraísos; uma vergonha um descaso total ….
    Tem alguns grupos que não receberam nem seus cachês do São João passado e estão sofrendo em seus municípios a vergonha de não honrarem seus compromissos….

  14. RAIMUNDO CALCADA

    Essa Juliana não sabe de nada. Deixa de ser puxa-saco!

    Tá é a maior bagunça essa tal “parceria”. Ninguém entende nada de nada, ninguém sabe de nada. Nem eles que dizem ser “técnicos” do setor. Um horror, um lixo só.

    Os editais não são cumpridos. Os recadastramentos de nada servem.

    Fora que demoram meses, até ano para pagar os serviços contratados.

    Todos os eventos no Estado pioram bastante.

  15. RAIMUNDO CALCADA

    Tudo piorou demais.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários