Caos em Pedrinhas volta a ser destaque na imprensa nacional

Por Luís Pablo Política
 

BBC Brasil  recebeu  fotos da situação atual de Pedrinhas

BBC Brasil recebeu fotos da situação atual de Pedrinhas

O Sistema Penitenciário do Maranhão, mais especificamente, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, voltou a ser destaque na imprensa nacional. Desta vez, uma reportagem da BBC Brasil, revelou, por meio de fotos, o estado precário em que os detentos vivem dentro das unidades prisionais.

Segundo a reportagem, as fotos são de três presídios diferentes que fazem parte do Complexo de Pedrinhas. Nelas, é possível ver celas superlotadas e, ainda, um local de castigo, que é para onde são encaminhados quem recebe medida disciplinar.

Em uma das celas registradas, por exemplo, a denúncia é de que vinte e quatro detentos se amontoam numa cela feita para abrigar apenas quatro, onde dormem sobre o concreto, sem colchões nem travesseiros.

A reportagem alerta ainda que do último dia 30 até hoje, dia 07 de outubro, três detentos foram encontrados mortos dentro de Pedrinhas. Os números chegam a 79, se somados aos casos ocorridos desde 2013.

A BBB mostrou as condições em que estão os detentos à Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a Conectas, que são organizações que acompanham a situação no presídio. Ambos relataram ter verificado algo parecido no fim de setembro.

Em resposta, o governo do Estado, por meio de nota da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), voltou a culpar a gestão anterior e tentou mostrar avanços de sua gestão.

A verdade é que a promessa feita por Flávio Dino, durante entrevista concedida em novembro de 2015 ao Programa Roda Viva (relembre aqui), sobre retomar o poder do Estado no Sistema Penitenciário nunca se concretizou.

As facções seguem dando ordem no sistema e fora dele, e, além disso, conforme é visto nas fotos da matéria da BBC, nem de longe houve mudanças significativas dentro das unidades como o governo tanto afirma.

pedrinhas-2

pedrinhas-3

pedrinhas-4

3 comentários em “Caos em Pedrinhas volta a ser destaque na imprensa nacional”

  1. Carlos

    Porque os bandidos da operação da lava jato não ficam numa cela assim? Porque o tratamento desigual? A Lei é igual para todos. Então rasguem o Código Penal. Ladrão é ladrão se roubou um alfinete ou não. E esses bandidos da lava jato não mataram somente uma pessoa , mas quem sabe milhares de brasileiros, desviando dinheiro. Reflitam sobre isso.

  2. eu

    FLAVIO DINO SÓ TEM DOIS ANOS DE GOVERNO…O GOVERNO ANTERIOR TAMBEM NADA FEZ….ACORDA MARANHÃO!!! AS TURMAS DOS SARNEY NUNCA MAIS.

  3. AH TAH !

    Eles queimaram celas, colchoes, tu acha que eles querem conforto.
    Vamos alavancar uma campanha com seguinte slogan: Adote Um Preso. Queria saber quantos voluntários.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários