Flávio Dino não cede à pressão popular, mas recua em aumentar imposto de empresários da construção civil

Por Luís Pablo Política
 

Governador Flavio Dino

Governador Flavio Dino

A cada dia que passa o governo Flávio Dino (PCdoB) vem caindo em desgraça e mostrando que a tal “mudança” – prometida pelo comunista em suas campanhas eleitorais, de fato nunca esteve em seus planos.

Desde que assumiu o comando do Estado do Maranhão, Flávio Dino nunca cedeu a nenhuma reivindicação popular. Manifestações em frente ao Palácio dos Leões sempre acabaram com o Batalhão de Choque jogando bomba no povo, inclusive em mãe com criança no colo. Relembre aqui.

O governador não cede à pressão do povo, mas para quem tem dinheiro o comunista decide recuar. Prova disso é o caso dos aumentos das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica residencial, combustíveis, internet, TV por assinatura e telefonia.

Os deputados da base governista da Assembleia Legislativa aprovaram, na semana passada, o projeto de lei que penaliza a população com o aumenta das alíquotas de ICMS sobre várias faixas de consumo em todo o estado.

Agora para os empreiteiros, o governo resolve retirar de pauta – pelo menos por ora – o projeto de lei que aumentará ICMS da construção civil. O texto que tramita na Assembleia tem como objetivo a revogação da Lei 9.094/2009, que instituiu um sistema diferenciado de cobrança do ICMS das operações realizadas por construtoras.

Se aprovado o projeto, os construtores que tinham que arcar com algo em torno de 10% de ICMS sobre produtos adquiridos em outros estados, passaram a pagar 17% ou 18%.

Isso causou revolta nos empresários da construção civil. O Sindicato das Empresas da Construção Civil (Sin­duscon-MA) chegou emitir uma nota de repúdio.

Com isso, o governador Flávio Dino decidiu recuar para não mexer no bolso dos ricos, deixando apenas a população carente pagar o “pato”.

7 comentários em “Flávio Dino não cede à pressão popular, mas recua em aumentar imposto de empresários da construção civil”

  1. Otávio

    Quem tá certo é ele. Lá na frente essa mesma população que hoje reclama vai olhar p trás e ver que o legado que a gestão dele vai deixar será infinitamente melhor do que foi deixada por aqueles que mandaram por séculos no estado.
    Um verdadeiro gestor não está preocupado com reeleição. Está preocupado com o futuro. E outra, vcs tentam mas não conseguem. Já foi explicado mais de mil vezes que nesse aumento de ICMS NUNCA a construção civil esteve inserida pois, mesmo que quisesse, ele não poderia faze-la. Mas, como estamos no MA e o aue prdomina é a ignorância de uma população 99% analfabeta….

  2. João Luiz Pereira Tavares

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    A Semiótica do Coração Valente [propaganda]
    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Bom, mas sinal, sinal mesmo — signo poderoso de sedução ao consumo –, tão icônico como indicial (a secundidade de Pierce) foi o clichê muito bem montado por brilhante João Santana de cujo slogan significante é «CORAÇÃO VALENTE» — um produto a ser consumido e comprado pelas vísceras e não pela razão e raciocínio [Santana, esse que entende muito bem de Semiótica! Mas mesmo assim foi e está preso pelo inteligente Moro — que é obrigado a dominar de maneira fabulosa, igualmente, a Semiótica!].

  3. pablo

    De acordo com a súmula 432 do STJ: As empresas de construção civil não estão obrigadas a pagar ICMS sobre mercadorias adquiridas como insumos em operações interestaduais. Tais empresas recolhem ISS, creio que antes de publicar notícia sensacionalista acerca de quem quer que seja, um jornalista sério deveria avaliar todas as informações atinentes ao caso, para não pagar o “pato” em falar asneiras…

  4. Marcus Vinícius

    …. E vai continuar analfabeta. Não há mudança, com velhas práticas.

  5. Washington Luís

    Vcs que estão sempre cridicanto o governador que está pensando na maioia dá população ele está certo pensado na maioria pagando só funcionários em dias até antecipado como o dezembro que vai ser 23dezembto e tocando as obras todo pelo Maranhão as outras administrao atrazou o Maranhão cinqüenta anos agora o governo é pra nós todos maranhenses nota dez governador pra nós todos

  6. Maria das Graças Viana Freitas

    Sr Otávio ignorância é chamar o povo do Maranhao d ignorante. E ele está preocupado é com o futuro dele e a reeleição, a manutenção do poder pelo mando que é o calcanhar de Aquiles dele. Assumiu pra mudar a face a terra e nada mudou, a população ignorante que o sr chama continua sobrecarregada de impostos, material escolar carissimo, fardamento, remédio, comida, água, luz, gás, roupas, passagens, e ele faz o quê! Aumenta impostos!! É muita maldade!!

  7. IRSGN

    Gostaria mesmo que o adm.gov. Maranhão investisse todos os impostos arrecadado. Se fizesse isso nosso estado teria outro rosto, principalmente os municípios. E olha que hoje pode se afirmar que há recursos, pq o que esse governo tem nos retirado. Mais uma vez caí no conto do vigário.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários