Moro questiona projeto do abuso de autoridade e é ironizado por Mendes

Por Luís Pablo Política
 

G1

Ministro Gilmar Mendes e o juiz federal Sérgio Moro conversam no plenário do Senado Federal durante sessão

Ministro Gilmar Mendes e o juiz federal Sérgio Moro conversam no plenário do Senado Federal durante sessão

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou um argumento do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, em um debate no Senado sobre o projeto do abuso de autoridade.

Moro havia dito que “talvez” não seja o “melhor momento” para aprovação do texto, tendo em vista as diversas operações policiais em curso. Após o discurso de Moro, foi a vez de Gilmar subir à tribuna. Ele questionou se seria preciso aguardar um “ano sabático das operações” para aprovar o projeto e disse que o argumento não fazia sentido.

O texto do abuso de autoridade, que tramita na Casa, prevê endurecimento as punições aplicadas a juízes, promotores e delegados que vierem a cometer algum tipo de excesso. Setores ligados a juízes e a integrantes do Ministério Público veem na medida uma forma de coibir investigações como a Lava Jato.

“Talvez não seja o melhor momento para deliberação de uma nova lei de abuso de autoridade, considerando o contexto que existe uma operação importante, não só a Lava Jato, mas várias outras ações importantes”, afirmou Moro.

Após a fala de Moro, foi a vez de Gilmar Mendes discursar. Ele rebateu o argumento do juiz de que o momento não é propício para aprovar o projeto do abuso de autoridade. Mendes citou ainda que a proposta tramita há sete anos no Congresso.

“Qual seria o momento adequado para discutir esse tema, de um projeto que tramita no Congresso há mais de sete anos?”, disse o ministro. “Vamos esperar um ano sabático das operações? Não faz sentido algum”, completou Mendes.

Clique e veja:

Um comentário em “Moro questiona projeto do abuso de autoridade e é ironizado por Mendes”

  1. Lopes

    É pq esse partidarista político tem medo de prender o padrinho dele, o cheirador Neves, pq de direito mesmo, esse velho da boca mole não entende nada.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários