Câmara de São Luís pede cumprimento de lei contra funcionamento de Uber

Por Luís Pablo Política
 

Em razão dos transtornos causados no trânsito de veículos entre outros na manhã dessa segunda-feira, em razão de um movimento promovido por motoristas de táxis, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), juntamente com outros vereadores, promoveu uma reunião com representantes da categoria de taxistas para buscar uma solução para o problema.

Após algumas horas de conversa entre os parlamentares e profissionais de taxis, o dirigente do Legislativo informou que a Mesa Diretora da Casa iria ainda nesta tarde encaminhar ofício ao Poder Executivo, mais precisamente à SMTT (Secretaria Municipal de trânsito e Transportes), pedindo o cumprimento da lei aprovada pelo parlamento, no tocante ao aplicativo Uber. Astro e os participantes do encontro firmaram compromisso de a partir da próxima quinta-feira, (24), reunirem-se para discutir um amplo projeto sobre o funcionamento do transporte particular de passageiros no município.

Os representantes dos taxistas faziam questão de enfatizar que se encontravam ali para pedir a intermediação de Astro de Ogum no assunto, enquanto reclamavam do que consideram um abuso o que vem acontecendo na prática com o funcionamento do aplicativo Uber descumprindo a lei aprovada na Câmara. A situação chegou ponto de parte do colapso em parte do trânsito na cidade por esse e outros motivos.

Foram enumerados para o presidente do Legislativo uma série de questões que estão afligindo a categoria dos taxistas, como o que consideram uma concorrência desleal, as dificuldades que os pais de família tem enfrentado para manterem trabalhando no dia a dia, bem como a fiscalização prometida pela SMTT, que teve início, mas não teve prosseguimento

Antes de anunciar a decisão de estabelecer a relação com o Executivo, acerca do cumprimento da lei aprovada pelo Legislativo, Astro de Ogum disse que “não tenho nenhuma amizade com Uber, e que tudo isso está acontecendo pelo exagero”. A declaração foi ao encontro de uma questão abordada pelos taxistas que a cada dia aumenta o número de veículos com aplicativo, até os mesmos estarem utilizando a faixa destinada aos táxis.

Astro de Ogum destacou que todos devem agir com coerência, mas dentro do que determina o ordenamento da lei, e sobre o funcionamento do aplicativo ele observou que a Comissão de Justiça já aprovou a matéria, devendo a mesma agora partir para a apreciação em plenário. “E por aqui vamos adotando as decisões que podemos, sempre agindo dentro do que disciplina o bom senso e a legislação”.

Participaram da reunião e manifestaram-se os vereadores Beto Castro (PROS), Bárbara Soeiro (PSC), Cézar Bombeiro (PSD), Edson Gaguinho (PHS)Genival Alves (PRTB) e Honorato Fernandes (PT), além do presidente do Sindicato dos Taxistas, Renato Medeiros, e representantes do Ligue Taxi, Comissão Fora Uber e outros.

10 comentários em “Câmara de São Luís pede cumprimento de lei contra funcionamento de Uber”

  1. LUIS CARLOS

    EU JÁ USEI, USO E VOU CONTINUAR USANDO O UBER. OS TAXISTAS QUE SE MODERNIZEM, FALAM EM CUMPRIR LEIS E ELES PRÓPRIOS NÃO CUMPREM A QUE MANDA LIGAR OS TAXÍMETROS. COBRAM PREÇOS EXTORSIVOS, MUITOS SÃO MAL EDUCADOS, ENTÃO TEM QUE TER CONCORRENCIA. UBER SIM

  2. Da Matta

    Vou gravar os nomes desses picaretas, que preferem fazer média com baderneiros à ficar ao lado da absoluta maioria da população, que não suporta mais o mau humor e o péssimo serviço dos taxistas.

  3. robert

    Ele deveria era pedir pra baixar o preço da corrida desses taxistas que vivem roubando a população. Alem do mais o dinheiro é nosso e a gente vai no carro que quiser. Rapa so no maranhao mesmo!

  4. Ector one

    Uma verdadeira opera do fracasso, vou ficar olhando aqui
    taxistas e parlamentares brigando contra o futuro, tentando
    adiar o inadiavel, é o futuro meus amigos taxistas e vereadores
    e vcs não podem com ele.

  5. Cristina Almeida

    Bom dia, a todos meu comunicado aqui é para esta categoria que reivindica a saída do UBER,
    em primeiro lugar quem quer é a população então vamos fazer uma pesquisa ao vivo com a população maranhense eu não sou UBER e muito menos tenho parentesco ligado e nem um familiar Táxis mais quem sabe do meu bolso sou eu assim como muitos que utilizam este novo aplicativo fica aqui o meu desafio a todos e a câmara municipal vocês votam e a população??
    Me coloco aqui a disposição para esta pesquisa.

  6. Daniel

    Esse Astro de Ogum não passa de um verdadeiro boçal. A lei que proíbe o uso do UBER é inconstitucional e ele os demais vereadores(que com certeza devem possuir esquemas com a cooperativa de taxistas) sabem muito bem disso, mas querem burlar a lei, ferir a Constituição Federal para os seus interesses próprios. E que se dane a sociedade.
    Mas se Deus quiser não vão conseguir.

  7. Antônio de Almeida

    E os pais de família que agora dependem do UBER? Senhores taxistas, nem todo mundo tem disponível 70 reais para se deslocar de um bairro pra outro! Ou vcs se adaptam ao mercado ou vão falir! Cobram taxas excessivas, não se preocupam em serem educados e atenciosos com os clientes!! Vocês acham mesmo que um sindicato de taxistas, ou até mesmo os vereadores de São Luís vão vencer essa guerra contra uma multinacional que opera a nível mundial?? Parem de perder tempo e se adaptem ao mercado! Lutem por menos burocracia no serviço de vocês, e não por mais no serviço dos outros! Assim vcs prejudicam a população! #APOPULAÇÃOQUERUBER

  8. AstroNAUTA

    UBER é uma realidade em todo pais, turistas, profissioanis liberais, estudantes, trabalhadores, todos usam UBER, porque tem preco e qualidade.Taxi mamou sozinho muito tempo, criaram uma tabela pra tudo,nao ligam o taximetro e cobram pela cara do fregues.
    UBER liberado ou vereador contra sem mandato!

  9. Elton

    Políticos deste naipe deveriam ser extirpados da política maranhense. Vamo aprender a votar meu povo.

  10. zezin

    Será que algins desses vereadores nao tem FROTAS de Táxi???? misteriooooooo!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários