José Sarney é denunciado na Lava Jato

Por Luís Pablo Política
 

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou, nesta sexta-feira (25), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-senador e ex-presidente da República José Sarney no âmbito da Operação Lava Jato.

Além de Sarney foram denunciados, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Garibaldi Alves (PMDB-RN), o ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado (PMDB-CE), os empresários Nelson Maramaldo e Luiz Maramaldo, da NM Engenharia, Fernando Reis, executivo da Odebrecht Ambiental.

As investigações, que utilizaram informações das delações premiadas de Sérgio Machado, Fernando Reis e Luiz Fernando Maramaldo, apontam crimes de corrupção passiva, ativa e crime de lavagem de dinheiro cometidos entre 2008 e 2012. No caso dos políticos do PMDB, as denúncias são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, defensor de Romero Jucá e José Sarney, intitulou de desmoralizada a delação de Sérgio Machado e criticou o procurador Rodrigo Janot que, segundo ele, quer se posicionar frente à opinião pública por estar em final de carreira.

“Quando a PF terminou o inquérito na primeira fase, relativa à questão do Sérgio Machado, a delegada do caso recomendou, expressamente, que o Sérgio Machado perdesse os benefícios [da delação]. Não existe nenhum motivo para fazer essa denúncia, tecnicamente falando. O que existe é a palavra de um delator desmoralizado. Um delator que, ele sim, talvez tenha cometido crime ao gravar ilegalmente e de forma imoral o ex-senador Sarney e o senador Jucá”, declarou o advogado.

Veja a lista de denunciados e os crimes atribuídos a eles:

Ex-senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Senador Garibaldi Alves (PMDB-RN): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Senador Romero Jucá (PMDB-RR): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Senador Valdir Raupp (PMDB-RO): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado: corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Luiz Fernando Nave Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção avita e lavagem de dinheiro;

Nelson Cortonesi Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção ativa e lavagem de dinheiro;

Fernando Ayres Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental: corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários