Suspenso processo que investiga quadrilha de contrabandistas no MA

Por Luís Pablo Política
 

(Com informações do G1MA)

A Justiça Federal decidiu suspender a tramitação do processo que investiga uma suposta quadrilha de contrabandistas que era formado por, pelo menos, 11 policiais, sendo 1 civil e 10 militares.

Na decisão, o juiz Luiz Régis Bonfim Filho não realizou juízo sobre as medidas cautelares, determinou a suspensão da tramitação processual e solicitou esclarecimentos à Justiça Estadual.

No processo há 20 investigados e também dá mais informações sobre o teor das investigações. De acordo com a decisão, a investigação “reside em organização supostamente criminosa cujos eventuais integrantes foram flagranteados em posse de mercadoria, em tese, ilegal (cigarros, bebidas alcoólicas, explosivos e armas).

Caso na Justiça Federal

No dia 13 de março o juiz Ronaldo Maciel remeteu à Justifiça Federal o caso investigado pela Secretaria de Segurança Pùblica do Maranhão sobre contrabando por declarar a incompetência da Justiça Estadual para processar e julgar o caso.

O magistrado disse também que só remeteu o caso à Justiça Federal por conta do laudo Instituto de Criminalística da Polícia Federal que confirmou a origem internacional das mercadorias contrabandeadas. Antes, o juiz havia solicitado a mesma perícia ao Instituto de Criminalística do Maranhão, mas os resultados, segundo Ronaldo Maciel, não foram esclarescedores quanto a origem do contrabando.

O laudo da Polícia Federal que chegou ao juiz Ronaldo Maciel confirmou que não há indícios de falsificação e que a mercadoria chegou ao Brasil de forma clandestina.

Decisão da Justiça Federal sobre o suposto caso de contrabando por policiais no Maranhão

Decisão da Justiça Federal sobre o suposto caso de contrabando por policiais no Maranhão

Entenda o caso

No dia 22 de fevereiro o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirmou que policiais militares encontraram durante uma operação um porto privado localizado no Arraial, no Quebra Pote, em São Luís. Depois de abordagens, três pessoas foram identificadas como militares. Armas, bebidas alcoólicas e cigarros também foram apreendidos.

No sítio, descobriu-se um esquema criminoso formado pelo policiais para cobertura armada através de milícia para organização criminosa, segundo informado pela SSP. Na mesma noite da operação, o então superintendente de investigações criminais, Thiago Bardal, foi abordado por policiais nos arredores do sítio.

Segundo o secretário Jefferson Portela, ao ser questionado o superintendente afirmou que estava vindo de uma festa, mas depois mudou a versão falando que procurava um sítio para compra.

Na tarde do dia 22 de fevereiro Thiago Bardal foi exonerado do cargo e depois a SSP pediu a prisão preventiva dele, que foi acatada pela justiça e cumprida no dia 2 de março. No dia 23 de fevereiro, a delegada Nilmar da Gama assumiu o cargo de superintendente da Superintendência de Investigações Criminais (SEIC).

Dois galpões com as mercadorias já foram encontradas pela polícia até o momento e, posteriormente, outros policiais foram presos por suposta participação na quadrilha. Dentre eles estão o coronel Reinaldo Elias Francalanci.

No início do mês, o advogado do delegado Thiago Bardal informou que o cliente dele está sofrendo perseguição política e o coronel Elias Francalanci disse, antes de ser preso, que não sabia do que estava sendo acusado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários