Fábio Braga relata situação de municípios atingidos por enchentes

Por Luís Pablo Política
 

Deputado Fabio Braga

A chuva que atinge grande parte dos municípios maranhenses foi tema do discurso proferido quinta-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa, pelo deputado Fábio Braga (SD).

De acordo com o deputado, mais de 150 municípios estão em estado de alerta por conta das enchentes. Entre eles, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Itapecuru, Maracaçumé, Marajá do Sena, Tuntum, Bacabal, Trizidela e Pedreiras. “Nos últimos dias, milhares de maranhenses de várias cidades perderam suas moradias”, lamentou.

Centenas de famílias estão em abrigos e recebem assistência das prefeituras e do Governo do Estado. A infraestrutura das estradas é outro problema.

Segundo o parlamentar, a MA-006 está intrafegável, na região de Alto do Parnaíba, Tasso Fragoso e Balsas. A BR-135 foi cortada no trecho entre Presidente Dutra e Dom Pedro. O tráfego está inviabilizado e outras estão em seus limites de trafegabilidade.

A situação de calamidade, acredita o deputado, deve-se não somente ao aumento do índice pluviométrico, mas também à ação humana. “Não podemos culpar somente a natureza, mas o desmatamento, o assoreamento do leito dos rios, a malha asfáltica e outras ações humanas, que inviabilizam o fluxo normal da água”, ponderou.

Para Braga, é necessária a união dos poderes estadual e federal, na busca de recursos para amenizar o sofrimento das pessoas que perderam suas casas e tiveram suas cidades destruídas. O estado, também, terá de recuperar boa parte de algumas estradas, assim como os prefeitos terão que recuperar suas estradas vicinais e prédios públicos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários