Paço do Lumiar e Governo do Estado são acionados por falta de controle e combate da leishmaniose

Por Luís Pablo Política
 

Dutra e Flávio Dino

O Município de Paço do Lumiar e o Estado do Maranhão, administrados pelos comunistas Domingos Dutra e Flávio Dino, foram alvos de Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público para que sejam estabelecidas as medidas para o controle e combate da leishmaniose visceral na cidade.

De acordo com o MP, existe apenas uma Divisão de Zoonoses em Paço do Lumiar. No local, são realizados apenas ações de educação em saúde. Na cidade não há uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), que poderia fazer a triagem dos animais, testes rápidos, confirmação do diagnóstico e, quando necessário, eutanásia dos infectados.

Segundo o órgão, desde 2006 o município não realiza serviços de controle e combate à doença, que possui maior incidência da doença em humanos nas localidades Iguaíba e Cumbique. Não há estrutura para o recolhimento dos animais de rua nem de equipes de entomologia (estudo dos insetos) e borrifamento de veneno contra os mosquitos transmissores da doença.

O Ministério pede na Ação Civil à Justiça que, em até 90 das, a Prefeitura de Paço do Lumiar crie grupos de entomologia, borrifação e de inquérito canino, com servidores suficientes, capacitados e com os materiais necessários para execução dos trabalhos.

Além disso, devem ser fornecidos equipamentos, mobiliário, material de expediente e uma viatura à Coordenação do Núcleo de Endemias para que possam ser realizados os serviços à população. Implantação de laboratório de entomologia e um veículo para o transporte de animais suspeitos de contaminação também devem ser providenciados.

Já em caráter emergencial, deverá ser feita a inclusão nas programações de controle das arboviroses (doenças transmitidas por insetos), das áreas não trabalhadas em 2018, como Cumbique, Parque Bob Kennedy, Pedrinhas, Surututiua, Vila Rosinha e outras localidades.

A Ação requer também que seja instalada no prazo de 120 dias a Unidade de Vigilância em Zoonoses, com o atendimento, diagnóstico e eutanásia dos animais. No mesmo prazo, deverá ser implantado o cemitério para enterro dos animais submetidos à eutanásia.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários