Vereadores de São Luís irão inspecionar Barragem de Minério da Alumar

Por Luís Pablo Política
 

Presidente Osmar Filho

Presidente Osmar Filho

Vereadores de São Luís, coordenados pelo presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT), realizarão, na quinta-feira (31), uma visita de inspeção na Barragem de Minério do Consórcio Alumar, localizada na BR –135.

A caravana parlamentar chegará ao local por volta das 14h e será recebida por membros da diretoria da empresa.

O objetivo da iniciativa é checar, in loco, o funcionamento dos chamados lagos vermelhos, locais onde são despejados rejeitos de bauxita, substância prejudicial aos seres humanos, à fauna e à flora.

Osmar Filho explicou que a tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, onde uma Barragem de rejeitos da Vale acabou rompendo na última sexta-feira, ocasionando mortes e sérios danos ambientais, trouxe novamente à tona o debate acerca do funcionamento e segurança deste tipo de equipamento utilizado por grandes empresas e multinacionais.

“A Câmara Municipal tem o dever de fiscalizar o funcionamento deste tipo de equipamento. Além disso, manteremos dialogo permanente com entidades e órgãos responsáveis pela segurança e fiscalização da empresa”, disse.

Vereadores irão inspecionar a Barragem nesta quinta-feira

Vereadores irão inspecionar a Barragem nesta quinta-feira

Audiências públicas

O presidente da Casa afirmou, ainda, que o tema será debatido com a sociedade maranhense através de audiências públicas que serão promovidas na sede do Legislativo Municipal.

Em nota divulgada recentemente, o Consórcio de Alumínio do Maranhão – formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 – garantiu que opera dentro dos mais altos padrões internacionais e que este trabalho está alinhado às ações de várias agências ambientais e regulatórias, incluindo as secretarias do Meio Ambiente, no sentido de garantir excelência dos serviços e evitar riscos.

“A Alumar possui sete áreas de Disposição de Resíduos de Bauxita. E destas, três já foram fechadas e reabilitadas. Aplicando os melhores recursos tecnológicos e as mais rigorosas normas de engenharia do mundo, a Alumar, em parceria com a UFMA, tem desenvolvido pesquisas para a transformação sustentável do resíduo”, afirmou o Consórcio.

4 comentários em “Vereadores de São Luís irão inspecionar Barragem de Minério da Alumar”

  1. julio

    Eu imagino! Um bando de idiotas que não entendem porra nenhuma disso, ai diz que vao inspecionar. Rapaz o diabo é moleque mesmo! Eles deveriam era inspecionar as ruas de sao luis que é só buraco.

  2. Armando A Madeira

    Tirando o Josué Pinheiro, que tem determinado conhecimento técnico de engenharia, esses outros vereadores que vão “inspecionar” a Barragem de Minério da Alumar” são umas “çumidades”, não passam de analfabetos técnicos dando palpites… Cadê o CREA-MA? Vai ficar à moda o CREA-MG, beijando a mão dos “pimenteis da vida” e vendo a banda passar?

  3. Morador indignado

    Porque será que esses vereadores não vêm inspecionar as ruas do Loteamento Novo Turu, próximas ao Motel Afrodite e Boate Zero Um no Turu?
    Essas ruas nunca foram asfaltadas. O esgoto correndo a céu aberto, lixo, terrenos sem muros e calçadas.
    Agora, inspecionar Barragem de minério?
    Pelo que sabemos, isso é um trabalho técnico. Será que esses vereadores que não sabem sequer falar ou fazer um projeto, vão ter a capacidade de inspecionar uma barragem de minério???
    É muita molecagem mesmo!!!

  4. Neto

    São Luís tem Vereadores?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários