Dimensão, Mateus e Fribal na lista de jatinhos financiados pelo BNDES

Por Luís Pablo Política
 
Empresários Antônio Barbosa, Ilson Mateus e Carlos de Oliveira

Empresários Antônio Barbosa, Ilson Mateus e Carlos de Oliveira

A equipe de reportagem do site do Luís Pablo constatou o envolvimento de três figurões do Estado do Maranhão na lista de compradores de jatinhos financiados com o dinheiro do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), durante os governos de Lula e Dilma.

São eles: Antônio Barbosa Alencar (dono da Dimensão Engenharia e Construção Ltda), Ilson Mateus (dono do grupo Mateus) e Carlos Francisco Schmidt de Oliveira (presidente do Grupo Fribal).

No documento divulgado pelo próprio BNDES por determinação do presidente Bolsonaro, que decidiu abrir a caixa-preta para mostrar os figurões que foram beneficiados, aparece o nome da Dimensão Engenharia com o financiamento de exatos R$ 5.843.475,00 em 120 meses. A aquisição foi feita em 2009 e o agente financeiro foi o Bradesco, com juros de somente 4,5% ao ano.

Em seguida aparece o nome do grupo Tocantins Participações e Empreendimentos Ltda, do empresário Mateus, que foi beneficiário do programa que ganhou os apelidos de “Meu Jatinho, Minha Vida” e “Bolsa-Jatinho”.

A outra empresa beneficiada foi a Rio Grande Comercio de Carnes Ltda, mais conhecida no mercado como Fribal, de propriedade do empresário Carlos de Oliveira. Para a empresa, houve a liberação de R$ 16,5 milhões em 2013, parcelados em 120 meses e com juros de 3,5% ao ano. O agente financeiro foi o Santander.

Nenhum dos empresários se pronunciaram sobre a divulgação da lista. O espaço deste site está em aberto para divulgar seus esclarecimentos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários