PÉSSIMO EXEMPLO! Município do presidente da FAMEM na relação de prefeituras investigadas pela PF

Por Luís Pablo Política
 
Prefeito Erlânio Xavier

Prefeito Erlânio Xavier

O município de Igarapé Grande-MA, comandado por Erlânio Xavier (PDT), configura na relação de prefeituras maranhenses que estão sendo investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal sob suspeita de usar “alunos fantasmas” para inchar os dados do censo escolar e conseguir mais recursos do Governo Federal.

Erlânio, que é presidente da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), já é conhecido da PF. Em 2012, ele foi preso pela federal na Operação Alien.

Na época, o pedetista era vice-prefeito de Igarapé Grande e acusado de atuar diretamente no desvio de recursos públicos no município de Paço do Lumiar-MA, na então gestão de Bia Venâncio.

OUTRO LADO

Em resposta a reportagem do Fantástico, que revelou que mais da metade dos municípios do Maranhão está sob suspeita de usar “alunos fantasmas” e sobre a divulgação da relação das prefeituras, o prefeito negou e disse que houve uma “diminuição do número de alunos da rede municipal nos últimos dois anos”.

ABAIXO A NOTA NA ÍNTEGRA:

Tendo em vista que o município de Igarapé Grande consta em lista divulgada pela imprensa, onde se aponta 137 municípios investigados por irregularidades no FUNDEB, a gestão municipal, por meio de nota conjunta do prefeito municipal e do secretário de educação, informa que:

01 – Sempre prestou informações fidedignas da real situação do quadro educacional de nosso município, tendo inclusive havido diminuição do número de alunos da rede municipal nos últimos dois anos, não havendo, nesta gestão, inclusão de qualquer aluno que não esteja efetivamente em sala de aula.

02 – Em relação a aplicação dos valores repassados ao Fundo da Educação, tem cumprido integralmente com as determinações legais, tanto no que se refere ao pagamento de professores e valorização do magistério, como na ampliação, reforma e melhorias das condições das salas e do ambiente escolar, proporcionando condições dignas para todos os alunos da rede municipal, além de oferecer merenda escolar de alta qualidade.

03 – Quanto às investigações em andamento, estas se dão exclusivamente sobre fatos e acontecimentos de gestões passadas, cujas as quais estão sob a exclusiva responsabilidade daqueles.

Por fim, o prefeito municpal e seu quadro técnico , se coloca, como sempre se colocou, à disposição de toda a comunidade e demais autoridades constituídas para prestar todo e qualquer esclarecimento necessário.

Erlânio Xavier – Prefeito Municipal.

Wabster Pereira Krause – Secretário Municipal de Educação.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários