CRIME! Vereador de Coroatá usa tribuna para fazer ataques racistas

Por Luís Pablo Política
 
Vereador Zé Branco praticou racismo contra o vereador Celso Soares

Vereador Zé Branco praticou racismo contra o vereador Celso Soares

Um fato deplorável foi registrado ontem, dia 1, na Câmara Municipal de Coroatá-MA. O episódio foi protagonizado pelo vereador José Raimundo de Moura, mais conhecido como Zé Branco (PRB), que praticou racismo contra o vereador Celso Soares (PDT).

Durante a discussão entre os dois parlamentares, Zé Branco rebateu com palavras ofensivas e preconceituosas, fazendo uso da tribuna. “Não me ameaça, eu não tenho medo não. Eu vou falar é o que o povo quer ouvir. É que o povo tá ouvindo. Mas você deixa pra dar moral quando você tiver na sua casa, lá com suas pretas, com suas filhas, entendeu?!”, disse.

Diante da fala criminosa, o vereador Diego Gonçalves (PT), prontamente, repreendeu Zé Branco pelo racismo e solicitou à Mesa da Câmara que registrasse o episódio em ata.

Zé Branco disse que não seria intimidado com essas “besteirinhas e ameacinhas”, pedindo ainda para cortar o microfone dos colegas que reclamaram da fala preconceituosa.

Pelo ato, o vereador pode responder pelos crimes de injúria racial e racismo. Vale frisar que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A pena para quem comete injúria racial é de um a três anos de prisão, além de multa.

O vereador que sofreu os ataques vai acionar a Justiça e a Comissão de Direitos Humanos para responsabilizar Zé Branco. No âmbito da Câmara Municipal de Coroatá, o vereador Celso representará junto ao Conselho de Ética, pedindo a perda do mandato de Zé Branco por quebra de decoro parlamentar.

Zé Branco já esteve envolvido em outras polêmicas na Câmara Municipal de Coroatá. Em 2019,  Zé Branco foi denunciado por manter sua filha como funcionária fantasma da Câmara. Até hoje o fato não foi esclarecido. Reveja.

CLIQUE E VEJA:

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários