Pastos Bons: Justiça suspende divulgação de pesquisa e PF entra no caso

Por Luís Pablo Política
 

A Justiça Eleitoral determinou, nesta quarta-feira (14), a imediata suspensão da divulgação da pesquisa de intenção de votos para prefeito do município de Pastos Bons, realizada pelo instituto AR7 e registrada no TSE sob o número MA-05474/2020. O levantamento aponta o candidato Enoque Mota em primeiro lugar, com 56,4% das intenções de voto.

A representação foi feita pelo candidato a prefeito Matheus Mota Gonçalo (PP) e pela comissão provisória municipal do Partido Progressista de Pastos Bons. Os representantes alegaram irregularidades na identificação do contratante e contratado pela pesquisa; manipulação do estado mental do eleitor com questionamentos sobre avaliação do atual gestor municipal, além da omissão na identificação do bairro da realização da pesquisa.

Diante do exposto, requereram a tutela provisória de urgência para suspensão imediata da divulgação da pesquisa. O Ministério Público Eleitoral opinou pela procedência da representação, a fim de considerar a pesquisa irregular por violação do art. 2° da Resolução do TSE nº 23.600/2019.

A pesquisa contratou a empresa FC Araújo Fabricação e Comércio, mas na nota fiscal consta o nome da empresa AR7 como realizadora da pesquisa, sem informação do CNPJ. Além disso, o e-mail informado para contratante e contratada são o mesmo, e dizem respeito ao nome fantasia da empresa contratada (Asa Norte).

A juíza Lyanne Pompeu de Sousa Brasil, da 17ª Zona Eleitoral, determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral e a abertura de procedimento policial, junto à Polícia Federal, para investigação dos indícios de fraude apontados.

“Resta claro que os fatos demonstram verdadeiro disfarce dos responsáveis pela pesquisa, configurando irregularidade insanável, indicando possível fraude, passível de apuração criminal”, frisou a magistrada.

Veja a sentença na íntegra: Decisão segunda pesquisa AR7

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários