São Mateus: Justiça determina que candidato retire resultado de pesquisa

Por Luís Pablo Política
 

No município de São Mateus, o candidato a prefeito Ivo Rezende (PSB) vai ter que retirar do Instagram a postagem referente a uma pesquisa eleitoral realizada na cidade, onde o candidato tentou ludibriar os eleitores. A decisão foi assinada pelo juiz Ricardo Augusto Figueiredo, da 84ª Zona Eleitoral.

A representação foi feita pela coligação “São Mateus que eu quero”, encabeçada pelo candidato a prefeito Rovélio (PV). Os representantes denunciaram a propaganda eleitoral irregular realizada por Ivo Rezende, através de divulgação de pesquisa, utilizando-se de trucagem para gerar a falsa sensação de que ele esteja muito à frente nas pesquisas.

O levantamento divulgado por Ivo Rezende não menciona os nomes dos demais concorrentes, apenas a porcentagem de cada um. Também traz uma diferença desproporcional no gráfico entre o primeiro e o segundo colocado, que é de apenas 3,4%, gerando a falsa sensação de liderar com folga a pesquisa.

Diante da representação, o magistrado deferiu a tutela de urgência pretendida, para determinar a retirada da postagem. Para tanto, deu o prazo de 24h para que Ivo Rezende cumprisse a determinação, sob pena de multa diária, no valor de R$ 5mil.

Confira na íntegra a Decisão

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários