Grupo que extorquia prefeito do Maranhão é preso pela Polícia Federal

Por Luís Pablo Política
 

Quarenta policiais federais participaram da operação

Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão nos municípios de São Luís, São José do Ribamar, Itapecuru Mirim e Pindaré Mirim.

A operação denominada “Ágio Final” teve o objetivo de desarticular associação criminosa que praticava extorsão a um prefeito de município no interior do Estado. De acordo com a PF, a investigação teve início a partir de denúncia apresentada pelo gestor à Procuradoria da República no Maranhão, informando diversas ameaças sofridas ao
ao longo de 2020.

Segundo as investigações, o grupo criminoso exigia pagamento de parte dos recursos públicos federais destinados ao município, sob o pretexto de ter influído na destinação das verbas.

As extorsões eram realizadas de forma ostensiva, com episódios de invasão a residência do prefeito e intermediação com terceiros, de modo a conferir maior pressão para o pagamento dos valores exigidos.

Além dos mandados, o Juízo da 1ª Vara Federal Criminal autorizou ainda o afastamento do sigilo de dados telefônicos dos investigados. Os criminosos podem responder pelos crimes de extorsão qualificada, estelionato majorado e associação criminosa.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários