Saiba quantos maranhenses serão vacinados em cada município

Por Luís Pablo Política
 

As doses começaram a ser distribuídas nesta terça-feira aos municípios maranhenses

Na primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, 78.223 maranhenses serão imunizados. O imunizante chegou na noite de ontem (18) no Maranhão, e logo foram vacinados os primeiros maranhenses. Os demais municípios começaram a receber o primeiro lote da Coronavac já nesta terça-feira.

Essa primeira etapa da Fase 1 do Plano Estadual de Vacinação é destinada a população indígena aldeada em terra demarcada, pessoas com mais de 60 anos e com deficiência institucionalizadas, além de profissionais da saúde.

Cada pessoa deverá tomar duas doses. Nesse momento está prevista a aplicação somente da primeira dose. O reforço deve ser aplicado até o 28º dia após a aplicação da primeira dose. A previsão de entrega da segunda dose é de três semanas, a contar da primeira distribuição.

A meta do governo do estado é que até esta quarta-feira (20) todos os municípios já estejam prontos para iniciar a vacinação. “Nós preparamos tudo para atender aquilo que compete ao estado, o SUS é tripartite, União, representada pelo Governo Federal, Estados e Municípios. Temos toda a logística traçada para a distribuição segura dessas vacinas”, afirmou o governador Flávio Dino.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, disse que mais grupos devem ser alcançados nas próximas etapas de vacinação. “Ao longo das próximas fases, outros grupos prioritários serão contemplados, mas por conta da quantidade pequena de doses que cada estado está recebendo, é muito provável que a partir do início da vacinação as doses venham a se esgotar em poucos dias. Com o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde daremos continuidade às próximas fases da campanha de vacinação”, destacou o secretário.

Veja a Tabela de pessoas a serem imunizadas por município no Maranhão

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários