Licitações são suspensas por suspeita de irregularidades em São Bento

Por Luís Pablo Política
 

Prefeito Carlos Dino Penha

Seis licitações da prefeitura de São Bento foram suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O prefeito do município, Carlos Dino Penha, e o pregoeiro, Daniel Sacramento dos Santos Filho, estão na mira da ação.

De acordo com os autos, há indícios de irregularidades em cinco Pregões e em uma Tomada de Preços. Sendo eles: Pregão Presencial nº 01/2021, Pregão Presencial nº 02/2021, Pregão Presencial nº 03/2021, Pregão Presencial nº 04/2021, Pregão Presencial nº 05/2021 e Tomada de Preços nº 01/2021.

Segundo o processo, os editais supracitados teriam violado preceitos da Lei nº 8.666/1993, quanto a não disponibilização destes no site do Município e quanto a indisponibilidade de meio de comunicação à distância; bem como violado o Decreto nº 10.024/2019, diante da utilização da modalidade pregão presencial em detrimento ao pregão eletrônico.

“Dos documentos que acompanham a representação, observa-se a falta de transparência e restrição à competitividade, diante da não disponibilização dos editais no site do Município de São Bento/MA, em afronta aos princípios da legalidade, isonomia, competitividade, impessoalidade e economicidade, contidos no art. 3º da Lei nº 8.666/1993”, evidenciou o conselheiro Edmar Cutrim.

Diante do exposto, o TCE suspendeu as licitações e determinou que a Prefeitura altere o padrão redacional dos processos para que conste de forma clara e transparente a informação.  Além disso, a Corte suspendeu também quaisquer atos decorrentes destas licitações, inclusive contratos e pagamentos, até o julgamento de mérito da representação. Em caso de descumprimento, o prefeito e o pregoeiro de São Bento terão que pagar multa até o limite de R$ 30.000,00 mil.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários