BOMBA! MPF quer condenar Weverton Rocha por enriquecimento ilícito

Por Luís Pablo Política
 
Senador Weverton Rocha

Senador Weverton Rocha

O procurador da República, Frederico Paiva, entrou com um pedido junto à Justiça Federal para que o senador maranhense Weverton Rocha (PDT) seja condenado por enriquecimento ilícito. O pedido tem relação direta com um processo que corre na 6ª Vara Federal do Distrito Federal. A informação foi divulgado no site do Neto Ferreira.

Ação envolve o ex-ministro Carlos Lupi, o ex-secretário Ezequiel Nascimento (de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho) e Adair Antônio de Freitas, representante das empresas Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração – Renaspi e Fundação Pro-Cerrado.

As investigações começaram em novembro de 2011 a partir de uma representação de líderes das bancadas do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, quando foi constatado que os réus foram responsáveis por pelo menos nove convênios do MTE com as empresas citadas.

À época, o hoje senador Weverton Rocha era assessor de gabinete de Carlos Lupi, e teria recebido vantagens indevidas ao cargo, com a finalidade de influenciar nos convênios entre o MTE e as entidades de Adair de Freitas.

Freitas teria custeado a locação de um avião para trazer Lupi, Nascimento e Rocha ao Maranhão para que eles agissem em favorecimento das empresas.

A aeronave da Aerotec – Táxi Aéreo LTDA percorreu o trecho Goiânia (GO) – Brasília (DF) – São Luís (MA) – Imperatriz (MA) – Teresina (PI). Houve ainda voo com a companhia Cindacta.

“Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2009, Adair Meira alugou a aeronave King Air, prefixo PT-ONJ, de propriedade de AEROTEC – TAXI AÉREO LTDA, para realização de viagens com Ezequiel Nascimento, Carlos Lupi e Weverton Rocha. Há registros fotográficos, publicados em jornais, que comprovam o encontro entre os réus no avião. Houve, portanto, recebimento de benesse oriunda da entidade RENAPSI. A aeronave particular foi alugada pelo valor total de R$ 30 mil”, explicou em seu pedido o procurador da República.

Segundo Frederico Paiva, diversos contratos foram celebrados no valor de R$ 17.344.180,52 milhões após a viagem. O procurador aponta que Rocha e os demais réus tinham acesso a informações privilegiadas sobre os processos de contratação de convênios e atuaram diretamente em procedimentos reservados aos servidores do MTE.

Para o procurador, está comprovada a aferição de vantagem, enriquecimento ilícito, e atuação direcionada dos réus. “Ante o exposto, o Ministério Público Federal reitera os pedidos constantes na petição inicial para que os réus sejam condenados pela prática de ato de improbidade administrativa, sendo-lhes aplicadas as respectivas sanções cominadas na Lei n.º 8.429/92”.

Se o pedido por aceito e Weverton Rocha for condenado, ele estará fora do páreo nas eleições 2022, afundando seus planos de assumir o Governo do Estado.

2 comentários em “BOMBA! MPF quer condenar Weverton Rocha por enriquecimento ilícito”

  1. Fabio Lima Santos

    Ele ficou rico da noite pro dia, imagine esse homem Governador. Só pilantra.

  2. Reynaldo Pinto Filho

    Tudo começou,dizem alguns políticos,no convênio do ginásio Costa Rodrigues em São Luís,com desvio de mais de 2 milhões,na reforma do mesmo.Agora,surge essa denuncia do MPF que afirma a formação de uma quadrilha formada pelo presidente nacional do PDT Lupi com Weverton Rocha e outros comparsas,em mais de 18 milhões. Tenho certeza que para o MPF declarar tamanha canalhice,o caso é mais sério do que imaginamos. O Zé povinho precisa ler mais e se informar do que acontece com essas figuras que ´só falam de moralidade e seriedade no Maranhão. Quem fala paga e língua não é osso ,mais quebra caroço. O senador moralista do Maranhão pode ser cassado e ir para a cadeia. PODE!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários