Ministério da Saúde emite alerta de risco diante da nova variante do coronavírus

Por Luís Pablo Política
 

OMS classifica Omicron como variante de preocupação

O mundo todo está em alerta com o surgimento de mais uma variante do coronavírus, identificada na África do Sul. A nova cepa, B.1.1529, recebeu o nome de Omicron. Cientistas já a classificam como horrível e a pior já vista.

No Brasil, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de risco às secretarias, nesta sexta (26), orientando a notificação imediata, caso haja detecção de casos da nova cepa. O Ministério orienta que em casos de pacientes suspeitos vindos de países onde foi detectada a nova variante, as redes devem monitorar viajantes com sintomas por até 14 dias e sem sintomas por até 7 dias.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma Nota Técnica com orientação ao governo brasileiro, recomendando medidas restritivas para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O presidente Jair Bolsonaro diz que o Brasil adotará medidas racionais em relação aos estrangeiros e descartou um novo lockdown. “Temos que encarar a realidade sem se preocupar”, disse Bolsonaro.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, concordou com a recomendacão da Anvisa em sua conta no Twitter.

“Decisão acertada. Temos de evitar outra onda da doença”, postou o secretário.

A variante Omivron já tem 77 casos confirmados na Província de Gauteng, na África do Sul; 4 casos em Botsuana; 1 em Hong Kong e 1 em Israel. Nenhum caso foi identificado no Brasil.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários