Professores de Bom Jesus das Selvas realizam manifestação e cobram abono

Por Luís Pablo Política
 

Os professores municipais de Bom Jesus das Selvas realizaram uma manifestação reivindicando pagamentos atrasados e cobraram o prefeito da cidade, Fernando Coelho, e a secretária de Educação, Eliane Coelho, que é irmã do gestor municipal.

Segundo Sindicato dos Servidores Púlicos de Bom Jesus das Selvas (SINSERP), tudo começou quando o prefeito enviou uma lei para ser aprovada em caráter de urgência pelos vereadores do município, que versava sobre o pagamento do abono salarial referente ao recurso do FUNDEB/2021, que é direito dos profissionais da educação.

A lei foi aprovada, em seguida sancionada e publicada. No entanto, o pagamento que deveria ser feito até o dia 31 de dezembro de 2021 não foi efetuado. Além de não pagar os professores, o prefeito sequer dá uma explicação à categoria.

Diante do descaso da gestão municipal, o SINSERP impetrou uma ação com pedido de mandado de segurança para bloqueio imediato da conta e de todos os valores do recurso FUNDEB.

Durante a manifestação, os professores fixaram várias faixas nas ruas com frases: “Prefeito, onde está o dinheiro do FUNDEB?”, “Cadê o trabalho e respeito? Prefeito, respeite o servidor”. Também usaram um outdoor para cobrar o prefeito com relação ao dinheiro do FUNDEB destinado ao município em 2021, a generosa quantia de R$ 44.103.039,46.

O SINSERP, juntamente com a comissão de servidores, constatou que a diferença de repasses do ano de 2020 para 2021 foi de 13.269.830,24, considerado sobras do FUNDEB. De acordo com a lei nº 14.113/2020, complementado pela lei nº 14.276/2021, a “sobra” deve ser devolvida em forma de abono aos profissionais da educação.

“Em retaliação às ações dos servidores, o prefeito envia seguranças armados para coagir os servidores e apagar o outdoor. Prefeito não pagou e ainda apagou. Prefeito que não cumpre a lei é fora da lei.” disse um manifestante.

 

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários