Gestão de Othelino mantém em sigilo detalhes de gastos dos deputados na AL

Por Luís Pablo Política
 
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto

Violando a Lei de Acesso à Informação, a Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), vem mantendo em sigilo dados sobre os gastos relacionados à Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar – CEAP, custeada com dinheiro público.

Em consulta ao Portal da Transparência do Legislativo maranhense, o site do Luís Pablo constatou que não são divulgadas informações detalhadas sobre o uso dos recursos, ao contrário do que acontece com a transparência da Câmara Federal e do Senado, que disponibiliza publicamente todos os dados das despesas dos parlamentares referentes ao “Cotão”.

A gestão de Othelino Neto torna público apenas valores gerais de cada despesa feita pelos deputados durante o exercício do mandato, sem qualquer documento fiscal que especifique os gastos, dificultando a fiscalização. Também não está disponível os nomes das empresas na quais prestaram serviços ou forneceram materiais para os parlamentares.

O decreto legislativo Nº 471/2015 publicado pela Casa institucionalizou o valor de R$ 41.779,83 mil por mês para cada legislador gastar com gasolina, aluguel de carro, casa, alimentação, telefone. As despesas precisam ser comprovadas com a apresentação de notas fiscais.

A omissão dos dados viola o Art. 5º da Lei nº 12.527, na qual afirma que “é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.”

Procurado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda não se manifestou sobre o assunto.

2 comentários em “Gestão de Othelino mantém em sigilo detalhes de gastos dos deputados na AL”

  1. JOAO

    VIVA A DEMOCRACIA, MENOS PARA OS GASTOS DO DINHEIRO PÚBLICO.

  2. Vagner Santos

    Oxe, e esse comunista fala tanto nos sigilos do governo federal, é muita hipocresia desse comunista.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários