População de Matinha pede socorro para solucionar problemas com o lixão
Moradores do povoado Belas Águas, zona rural de Matinha-MA, sofrem com o lixão próximo de casa. Os transtornos são inúmeros, bem como o descaso da gestão municipal, comandada pela prefeita Linielda do Eldo.
A população reclama do odor forte, intensa fumaça, além da preocupação com a contaminação da água. Os problemas têm adoecido a comunidade. Ainda há reclamação de animais doentes que são levados da sede para a entrada do lixão, e acabam entrando nas residências.
A população pede socorro e atenção da prefeita, que nunca esteve no local. “Pra ela ter misericórdia da gente, porque a gente tá sofrendo muito com isso. É uma humilhação”, disse uma moradora da região.
Os moradores da comunidade pedem respeito e uma solução para o problema. No fim do mês de julho, a população fez um protesto e fechou a entrada do lixão. Mas nenhuma providência ou resposta foi dada pela gestão municipal.
A Prefeitura de Matinha chegou a lançar uma licitação para locação de um terreno, no valor mensal de R$ 12 mil, para ser utilizado como “ramal” de acesso ao local em que funciona o depósito de lixo, mas não saiu do papel. Os moradores também não sabem o destino do recurso.
O descarte de lixo em Matinha tem causado desconforto também no município de Penalva, mais precisamente no povoado Jatobá. Lá, a população chegou a interditar caçambas que levavam lixo de Matinha.