Delcídio é o terceiro parlamentar cassado da história do Senado

Por Luís Pablo Brasil
 

G1

Delcídio do Amaral

Delcídio do Amaral

Delcídio do Amaral (sem partido-MS) é o terceiro parlamentar a ter o mandato cassado na história do Senado, segundo informou a Secretaria Geral do Senado.

Os outros dois são Demóstenes Torres (GO), que era filiado ao DEM, cassado em 2012, e Luiz Estevão (DF), ex-PMDB, que perdeu o mandato no ano de 2000.

Demóstenes foi acusado de quebra de decoro parlamentar por suspeita de ter utilizado o mandato para auxiliar os negócios do contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, sob acusação de explorar jogos ilegais.

Poucos dias após a prisão do contraventor, surgiram notícias do envolvimento de Carlinhos Cachoeira com Demóstenes Torres.

Demóstenes foi cassado com 56 votos favoráveis, 19 contra e cinco abstenções. Ele está inelegível até 2027.
Já Luiz Estevão perdeu o mandato sob a acusação de ter mentido no Senado ao negar envolvimento no desvio de R$ 169 milhões nas obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

A cassação de Luiz Estevão recebeu 52 votos a favor, 18 contra e dez abstenções. Ele ficou inelegível até 2015.

Atualmente, Estevão está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, acusado de corrupção ativa, estelionato, peculato, formação de quadrilha e uso de documento falso nas obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários