Prefeita de Anapurus é afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

 

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou, por decisão unânime, o afastamento imediato da prefeita de Anapurus, Cleomaltina Moreira Monteles, a Tina (PRB), por não prestar contas de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).

Na denúncia, o Ministério Público relata que Tina Monteles exerceu mandato no período de 1º de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2004, sendo que no exercício financeiro de 2001 deixou de prestar contas ao Fundef.

Prefeita Tina Monteles e a governadora Roseana Sarney

Prefeita Tina Monteles e a governadora Roseana Sarney

O desembargador Raimundo Melo, relator do processo, disse haver fortes indícios de autoria e materialidade delitivas, conforme mostra os relatórios de informação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo o magistrado, a denúncia está formalmente perfeita e preenche os requisitos exigidos pelo artigo 41 do Código de Processo Penal.

“A denúncia contém a exposição do fato criminoso e todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado, a classificação do delito, além do rol de testemunhas. Depreende-se, assim, a existência de crime em tese, que aliado aos indícios de autoria, autorizam o seu recebimento”.

Raimundo Melo disse ser necessário o afastamento da prefeita Tina diante do risco de grave lesão à ordem pública, à segurança e à economia públicas, consubstanciadas na manutenção no cargo de agente político sob acusação por crime de responsabilidade pelo qual está sendo denunciada. Acompanharam o relator os desembargadores Bayma Araújo e Froz Sobrinho.

Eleições 2012

Mesmo com o apoio do Palácio dos Leões e a simpatia da governadora Roseana Sarney, a prefeita, candidata à reeleição, tem enfrentado uma grande rejeição no município.

Prova disto são as últimas pesquisas realizadas em Anapurus em que apontam Tina Monteles em péssima colocação.

O município está em completo estado de abandono nas principais áreas: Educação, Saúde e Infraestrutura, resultado da desastrosa administração da atual gestão.

7 comentários em “Prefeita de Anapurus é afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça do Maranhão”

  1. Ezequias

    Lamento vê você meu nobre jornalista dizer que a administração de Tina em Anapurus é ruim. Luis Pablo, você afirma sem conhecer a realidade venha a Anapurus e veja as muitas obras que Tina Implantou no município. E aí você também vai vê como ela é querida do povo.

  2. Paulinho

    Só diz que a cidade está um estado de abandono quem é da oposição, pois lá não falta médico e recebe pacientes de toda a região… A Educação não é um primor mas está tendo aulas normais e os professores são pagos em dia!!!
    Essa eleição ela leva com certeza… é uma pessoa muito querida e está fazendo todo o possivel por nossa cidade!!!
    Venha aqui e voce verá com seus proprios olhos…

  3. Lenivaldo Carvalho

    É, esses que falam que não faltam médicos devem não morar em Anapurus; pois eu estou aqui em Brasília sei que falta tudo e a saúde também deixa dúvidas. Todo paciente corre é pra Chapadinha ou ate São Luis e Teresina, vamos ter bom senso de humor. Lenivaldo minha família mora aí e eu sei como é a carência…

  4. Raul Fontes

    hbuxd

  5. Raul Fontes

    Cára!!!
    Moro em Anapurus sou eleitor da Tina Monteles por cumprimento a um acordo de negócios, mas não sou cego nossa cidade passa de 2 meses sem médicos mas recebemos ajuda de municípios como: Mata Roma,Chapadinha(em condições precárias),São Luis e Teresina.

  6. José Osmir

    É lamentavel ver pessoas que moram em Anapurus dizerem que se tem uma boa gestão em nossa cidade, o abandono é total em todas as secretarias saúde, educação, esporte em fm, a nossa cidade encontra-se em total abandono por parte do poder públuco.

  7. ANA

    eu amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo a dona tina

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários