Bancários do Maranhão decidem iniciar greve da categoria

Por Luís Pablo Maranhão
 

Imirante.com

Os bancários maranhenses decidiram, em assembleia realizada hoje (25), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (30). Os funcionários de bancos dos setores público e privado aderiram à paralisação nacional.

greveA decisão teve adesão unanime dos presentes na assembleia que ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), em São Luís. Após a assembleia, os bancários agendaram uma nova reunião, na segunda-feira (29), às 17h, para tratar da organização do movimento grevista.

De acordo com o SEEB-MA, a greve é uma resposta à intransigência dos banqueiros e do governo Federal, que, segundo a classe, ignoram todas as exigências dos funcionários dos bancos. Na última rodada de negociação, realizada no último dia 19, os banqueiros ofereceram 7% de reajuste salarial.

O índice de reajuste não foi considerado satisfatório pela categoria, considerando o lucro de R$ 28,5 bilhões que as instituições financeiras recolheram, juntos, no primeiro semestre deste ano. Além disso, a classe alega que o piso salarial vigente está desvalorizado.

Entre as principais exigências, os banqueiros exigem uma proposta de reajuste salarial de 35%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 25% do lucro líquido linear dos bancos, reposição de perda salarial, isonomia, novas contratações, respeito à Lei das Filas e outras pautas.

2 comentários em “Bancários do Maranhão decidem iniciar greve da categoria”

  1. cardoso

    luis pablo, faz um levantamento das ultimas eleições e você verá que toda eleição há greve de bancários antes das mesmas. por quê será?

  2. Erica Pereira

    pq tda vez que se aproxima das eleiçoes os bancários fazem greve?axo que tem gente importante destas instituiçoes por trás disso.é justamente pra dificultar o saque de dinheiro para eventual gasto na compra de votos.ou o contrário.exigem salario maior sabendo que (caso das instituiçoes publicas) os mais interessados,ou seja ,os politicos vao fazer de tudo para atender essa demanda,pra nao ficarem de maos vazias na reta final da campanha.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários