Biografia: Sarney acusa Tião Viana de vazar dossiê contra ele em 2009

Por Luís Pablo Política
 

José Sarney e Tião Viana

A obra promete polêmicas, pois no capítulo dedicado à crise dos “atos secretos”, Sarney se apresenta como vítima de um “processo político” que desencadeou a crise, especialmente por ser na época aliado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele diz que “era uma acusação política cruzada com ressentimentos pessoais”, citando os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP)- que na época defenderam o seu afastamento do comando do Senado.

Em um dos trechos da biografia, Sarney narra conversa com a então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), na qual teria colocado como condição para renunciar ao cargo o seu apoio político.

“Se o governo acha, se o PT acha que eu devo sair, deixo de ter sustentação política e não estou apegado ao cargo. Não tenho motivo nenhum para renunciar, a não ser que o PT ache que eu sou mau apoio ao governo e, comigo, o PMDB”, afirma.

O senador acusa o governador do Acre, Tião Viana, então senador pelo PT, de ter divulgado um dossiê contra ele, que provocou a crise dos atos secretos no Senado, em 2009.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários