Folha revela Dinastia na “República” proclamada pelos comunistas do MA

Por Luís Pablo Política
 

Por Antonio Dias

dinsatia1

O antisarneyzismo maranhense revela ter sido apenas um artifício para ludibriar o eleitorado e, assim, vencer as eleições de 2014. A recente declaração do secretário mais influente da corte, senhor Márcio Jerry Saraiva Barroso (Articulação Política), de que o governo estaria “extinguindo os privilégios” também não prima pela veracidade, já que há muitos privilegiados nomeados em cargos públicos, cujo critério foi o grau de parentesco ou mera colegagem.

A prática do compadrio era uma das mais condenadas pelo governador do Estado, Flávio Dino (PCdo), em campanha eleitoral. No entanto, o que se percebe em sua gestão é somente uma reprodução ainda mais provinciana das velhas práticas dos coronéis: esposas, namoradas, filhos de sócios e outros agregados.

Há também “blogs” e aqueles que não são parentes, mas que atuam como “fakes” nas redes sociais, apenas para achincalhar os adversários do governador, agora ocupando cargos de relevância no governo do Estado. Não estranhem se alguma madrinha de Dino na infância aparecer nomeada no Diário Oficial. O garoto dava muito trabalho.

Leia a matéria do jornal Folha de São Paulo:

Principal adversário da família Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B), abriga em postos importantes parentes, namorada e até sócio de aliados.

A prática não configura nepotismo, já que os nomeados não atuam nos mesmos órgãos que os auxiliares aos quais são ligados. Mesmo assim, vem rendendo críticas a Dino, que condenava o nepotismo no governo dos Sarney.

O secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, tem a namorada chefiando o gabinete do governador e a irmã dela como número dois da pasta de Esporte e Lazer.

A professora Joslene da Silva Rodrigues, namorada de Jerry, é dirigente do PC do B e próxima de Dino. Atuou na coordenação das campanhas e em seu gabinete quando ele foi deputado federal.

imagem

A irmã dela, Joslea, foi nomeada secretária-adjunta de Esporte. Ex-judoca, chefiou o departamento do idoso da pasta entre 2009 e 2013, no governo Roseana Sarney (PMDB), e atuou no Ministério do Esporte, comandado até 2014 pelo PC do B.

Na Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no DF, a adjunta carrega um sobrenome conhecido: Liz Ângela Gonçalves de Melo é irmã do presidente do instituto de terras do Estado.

Ana Karla Silvestre Fernandes, mulher do ex-governador e futuro secretário de Minas e Energia, José Reinaldo Tavares, foi nomeada corregedora-geral do Estado.

Outro parente nomeado, o advogado César Pires Filho, assessor jurídico do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, tem sangue oposicionista. Seu pai, o deputado estadual César Pires (DEM), foi líder do governo Roseana na Assembleia.

A presença de familiares no governo era uma das principais críticas da oposição nos anos de predomínio do grupo de Sarney. Um dos exemplos mais conhecidos era Ricardo Murad, cunhado de Roseana, que comandou a Secretaria da Saúde até o 2014.

Além de parentes, a gestão Dino terá o antigo sócio de um secretário justamente na pasta de Transparência e Controle, uma das principais promessas de sua campanha.

O titular, Rodrigo Lago, nomeou como chefe da assessoria especial Marcos Canário Caminha, com quem dividia um escritório de advocacia.

Deputado e futuro secretário Domingos Dutra

Deputado e futuro secretário Domingos Dutra

Embora o governo defenda as nomeações (leia texto abaixo), um de seus auxiliares admite “incômodo político”.

“Do ponto de vista jurídico, é evidente que não caracteriza nepotismo. Sob o ponto de vista político, não deixa de ser um certo incômodo, porque afinal de contas a gente vinha se debatendo com o grupo Sarney”, afirma o futuro secretário de Representação Institucional no DF, Domingos Dutra.

OUTRO LADO

O governo do Maranhão disse seguir “rigorosamente” a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal que trata de nepotismo –para o STF, não podem ser nomeados parentes de autoridades ou gestores em um mesmo órgão.

A gestão ressaltou que nenhum nomeado tem parentesco com Flávio Dino.

Afirmou ainda que Joslene Rodrigues, Joslea Rodrigues e Ana Karla Fernandes são funcionárias públicas de carreira e que, assim como César Pires Filho e Liz Ângela Gonçalves de Melo, foram nomeadas por suas aptidões.

Sobre o secretário Rodrigo Lago e Marcos Canário Caminha, diz que eles encerraram a empresa que tinham para entrar na administração.

11 comentários em “Folha revela Dinastia na “República” proclamada pelos comunistas do MA”

  1. JUNIOR

    povinho burro não mudou nada.

  2. JUNIOR

    O velho COMUNISMO VINDO Á TONA, QUEM VIVER VERÁ.

  3. Rodrigo

    Não deixa de ser um certo incômodo. Por isso defendo sempre que esses cargos devam ser preenchidos por concursados, nada mais legítimo.

  4. andré

    esse é o DINISMO, começo de outra oligarquia

  5. revoltada

    Vcs esqueceram da irmã do deputado Otelino Neto, a Flavia Alves Maciel, secretária de Assistência Social do Município de Vitorino Freire, que é esposa do filho do Prefeito daquele município Zé Leandro Maciel e a filha do Ex-secretário de Infraestrutura no Governo Tampão de Arnaldo Melo, Aparício Bandeira, a sra. Amanda Cunha Bandeira Everton, que em a ser cunhada da Juíza Ana Gabriela Everton. é pouco ou quer mais?

  6. revoltado //

    luis, o lula secretario de governo de holandinha emplacou a mulher dele janaina falcao bastos lula na escola de governo do maranhao .salario isolado o mais alto do governo do estado.confira na lista de gestao e previdencia.

  7. pericles

    “A Folha de São Paulo esqueceu de citar o professor Odair José que é secretário adjunto da SEGEP e ex-marido da chefa de gabinete de Flávio Dino, Joslene Rodrigues, atualmente mulher de Jerry. Criticou agora faz pior e isso é só o começo.”
    CORNAGEM EXPLICITA, mas tu não és o Pablo? Aquele que fez a música do hino dos cornos que, quando o Odair ouve, fica na sofrência?
    Tá virando cabaré.

  8. ziggy

    Isso não é nada. Esperem até a posse dos novos deputados que vocês irão ver o DO saindo com edição extra devido a tanta contratação irregular. Tem listas e mais listas de parlamentares só esperando.

  9. Mercia

    Nunca vi pessoa para tratar tao mal as pessoas como essa tal de Joslea. Credo!! Acorda minha filha, esse cargo q tu ta nao é pra sempre e do jeito que o governo de Flavio Dino ta uma merda. Essa tua arrogancia ja tem data pra terminar.

  10. Junior

    Pablo, sempre acompanhei teu blog por acreditar em imparcialidade nos fatos. Porém estou percebendo que há um pouco de sensacionalismo em algumas postagens a respeito do governo.

    Vamos por parte:
    1. A joslene tem uma historia no PC do B, não é uma qualquer e está lá SOMENTE por ser mulher de quem é;
    2. A Ana Karla é delegada de carreira. Não é uma qualquer jogada lá de qualquer jeito.
    3. Falar em nepotismo com o Cesar Pires Filho é ridículo, até que se prove o contrario, o filho do deputado jamais ocupou cargo publico no estado no governo Roseana, quando eram da situação. Então quer dizer que ele nunca poderá assumir um cargo de confiança por competencia só por ser filho de quem é?

    No meu modo de ver, cargos de confiança são assim mesmo… O correto seria mais concursos e menos cargos desse tipo, mas já que existe, então que coloquem pessoas competentes, parentes ou não, mas competentes e que trabalhem!

    obrigado.

  11. Anita

    É tão fácil pra filho de deputado, basta agora todos os projetos do Governo serem aprovados por unanimidade na Alema…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários