Exclusivo: desembargadores querem alterar regras da eleição do TJ-MA
Sem alarde, um grupo de desembargadores se movimenta para alterar as regras da eleição da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O objetivo dos magistrados é fazer com que todos possam ter o direito de disputar à presidente da Corte. Pelo que está previsto no Regimento Interno do TJ, a escolha da Mesa é de acordo com o critério de revezamento de antiguidade na função.
Nesse sentido, quem está na disputa são os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Nelma Sarney e Maria das Graças Duarte, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente do TJ-MA.
Nelma tem sido a mais cotada para assumir a presidência. José Joaquim já abriu mão, segundo fontes do Blog, para assumir a corregedora-geral de Justiça e depois ser o próximo presidente. Já Maria das Graças tem dito que quer comandar a presidência.Com todo esse imbróglio, surgiu o nome do desembargador José de Ribamar Fróz Sobrinho para entrar na disputa. E é justamente por isso que um ‘grupão’ – que defende o nome de Fróz, pretende mudar as regras da eleição.
O certo é que a manobra vai dar o que falar nos corredores do judiciário maranhense.
25/01/2017 às 13:45
Estranho é que na lista dos Desembargadores mais antigos temos: Nelma Sarney, Anildes Cruz, José Joaquim, Marcelo Carvalho, Maria das Graças, Paulo Velten, Lourival Serejo, Raimundo Melo, José Bernardo, José Ribamar Froz. Seria bem estranho alguém conseguir a proeza de conseguir furar a fila de antiguidade que sempre foi seguido, tanto que o Des Cleones ficou esperando 2 anos a vez dele e ninguém quiz concorrer ou atrapalhar sua eleição. Se existir está intenção é somente no sentido de impedir a Des Nelma Sarney de ser presidente.
25/01/2017 às 14:46
Briga de cachorro grande.
25/01/2017 às 15:33
pelo que se sabe do TJMA, o regimento interno deve ser seguido e prevalece a antiguidade, sendo que até a presente data não foi alterado para contemplar a candidatura de qualquer desembargador. Outro fato relevante é que desembargadora Graça Duarte nunca disse que quer ser presidente do Tribunal, pois a lista de antiguidade deve ser seguida pelos membros da Corte.
25/01/2017 às 16:40
VAI SER O NOVO MINISTRO “LOBÃO ” INDICADO PELO SARNEY E TEMER.
NO LUGAR DO TEORI.
25/01/2017 às 17:21
Caro Luís Pablo, penso que a regra da antiguidade, prevista no Regimento do nosso e de outros Tribunais, deve ser preservada, pois ela demonstra, dentre outras coisas, experiência e maturidade para exercício de tão importante papel, ainda mais em tempos de crise financeira, que requer austeridade e seriedade.
Quanto à Desª Graça, que reúne, plenamente, os três requisitos para o cargo (experiência, austeridade e seriedade), nunca li ou ouvi nada, partindo dela, dizendo que queria ser a Presidente, embora tenha tal direito, se assim for a vontade dos seus pares, inclusive por ocupar, atualmente, a vice-presidência!
26/01/2017 às 08:43
Muito estranho essa mudança ser somente agora…seria porque é a Des. Nelma Sarney a próxima a presidir a corte? ahhh…parece que tem um Senhor no executivo que não gosta muito dos Sarneys né…só pensei aqui!! mas deixa pra lá.
29/01/2017 às 09:27
Porque não impediram o atual presidente como agora estão tentando fazer com nelma ai tem coisa.