OAB disponibiliza apoio jurídico para vítimas de violência policial durante manifestação
Em coletiva prestada na manhã desta quarta-feira (26), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira, informou que o órgão esta disposto a dar assistência jurídica às pessoas que foram agredidas sem motivo por policiais durante as manifestações em São Luís.
A medida foi tomada após reunião, entre a diretoria da Seccional Maranhense e membros do Conselho Federal.Integrantes da Comissão de Direitos Humanos vão fazer o atendimento aos manifestantes, colhendo depoimentos, ouvindo testemunhas e apurando denúncias de abusos cometidos por policiais.
“Essa é uma maneira de investigar atos de truculência policial, contra as manifestantes que de forma pacífica estavam nas manifestações. É importante destacar que a OAB condena qualquer atitude violenta. É importante que os manifestantes se comportem e que a polícia use apenas a força necessária”, declara o Presidente da OAB-MA, Mário Macieira.
Para receber a assistência jurídica, a pessoa que foi agredida gratuitamente pela polícia deve comparecer até a sede do órgão no Calhau e agendar atendimento, é importante comprovar a agressão através de fotos, videos ou algum documento. Os casos serão encaminhados para o Ministério Público e Corregedoria, para que os autores das agressões sejam identificados.
Os trabalhos da comissão iniciaram na segunda-feira, quando jovens que participavam da manifestação “São Luís acordou!” sofreram repressão policial.
Mário Macieira, citou ainda o episódio em que o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rafael Silva teria sido expulso da delegacia do Cohatrac, quando tentava defender manifestantes que foram presos. Um processo foi aberto por ato de desagrave ao delegado.
(Com informações do Imparcial)
26/06/2013 às 19:09
Luis pablo breve o maranhão saberá quem é o verdadeiro mandante da morte do Décio…construtor
26/06/2013 às 22:53
Beleza!! Agora gostaria de saber do ilustríssimo senhor Presidente da OAB para onde os policiais agredidos devem se dirigir para ter assistência jurídica?
26/06/2013 às 23:07
AS ATITUDES DE MACIEIRA SAO MUITO SUSPEITAS,COMO TAMBEM DESSA COMISSAO DE DH, QUE A ELE EH SUBORDINADA.AGORA ESSE PICARETA QUER DEFENDER QUEM ESTA TRABALHANDO CONTRA O ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO. A MESMA OAB QUE FOI COVARDE NO EPISODIO QUE VITIMOU DECIO SA.
O CERTO EH QUE MACIEIRA TAMBEM TEVE UM BAQUE FORTE,E HOJE SABE O QUE EH PERDER UM DOS SEUS.
26/06/2013 às 23:58
Quero homenagear todos os policiais, civis e miltares, que estão nas ruas protegendo a sociedade e se expondo a vários tipos de humilhações e julgamentos; que em seu ambiente de trabalho (seja nas ruas ou nos plantões da cidade) são provocados por vândalos/políticos que forjam situações aproveitando-se do resultado que deram causa; aos meus colegas que foram covardemente agredidos a pedradas e que ao reagirem legitimamente, em defesa própria e de terceiros, ainda são taxados de truculentos e torturadores. Enfim, o que tenho a dizer e a pedir é que por favor não desistam, não permitam que a ação de políticos travestidos de defensores dos direitos humanos, se aproveitem de algo tão nobre como a democracia e o direito a livre expressão para tentar desmerecer essa tão linda e nobre missão. Obrigada por estarem na linha de frente protegendo nossas famílias, enquanto muitos estão engravatados nos seus gabinetes julgando sem conhecimento de causa. Me orgulho de todos vocês. Que bom que vocês existem. Que o nosso amado mestre Jesus e os espíritos de luz os protejam em mais uma noite de trabalho. E aos “meus delegados e suas equipes” (me permitam tratá-los assim), recebam a minha gratidão e o meu reconhecimento pelo esforço a mais que está sendo exigido, mas que é necessário nesse momento de crise, nesse momento em que “a polícia está só” (pois este é meu sentimento). Vamos ajudar uns aos outros, trabalhando dentro da lei, mas nunca abaixando a cabeça para covardes. Lembrem-se: “Nunca sejam arrogantes com os humildes, mas nunca sejam humildes com os arrogantes”. Avante. Orgulho mil.
27/06/2013 às 16:48
Caralhooooooooooooooooooo………..
Quanta hipocrisia………..
Onde vamso parar com essa onda de baderna e de inversão de valores??
BRASIL O PAÍS DOS VÃNDALOS!