Desembargador diz que delegados não aceitam ser comandados por um ‘agente federal’

Por Luís Pablo Maranhão
 

Desembargador Bayma Araújo

Desembargador Bayma Araújo

O desembargador Antonio Fernando Bayma Araújo fez um comentário crítico sobre o comando do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

Em entrevista ao programa Programa Avesso, Bayma Araújo disse que muitos delegados não aceitam ser comandados pelo secretário de Segurança, Aluísio Mendes.

“Sou amigo de todos os delegados do Maranhão. E lhe digo com toda sinceridade: eles não se entendem bem com o Secretário [de Segurança, Aluísio Mendes]. Porque não aceitam que um ‘agente da Polícia Federal’, seja o comandante deles”, afirmou o magistrado.

O desembargador falou ainda que a polícia está agonizando por falta de pessoal, entre outras coisas. “A polícia não está estruturada, está agonizando por falta de aparelhamento, por falta de pessoal. É preparada, porém insuficiente. No primeiro governo da governadora Roseana tinha 6 mil policiais. Hoje, no terceiro, tem os mesmos 6 mil”.

A entrevista de Bayma Araújo vai ao ar na próxima terça-feira, às 22h45, na TV Guará (canal 23).

Vale a pena conferir.

11 comentários em “Desembargador diz que delegados não aceitam ser comandados por um ‘agente federal’”

  1. Gomes

    Esse moço é totalmente desequilibrado !

  2. José João Macedo

    Esse é craque em Direito Penal.Um dos melhores do quadro da TJ-Ma.Fala aquilo que precisa ser noticiado.Vale a pena assistir.

  3. Paulo Herrera

    SOU MUITO A FAVOR DAS POSTURAS ASSUMIDAS PELO NOSSO GRANDE E COMPETENTE DESEMBARGADOR BAYMINHA.MAS ELE QUERER ENTRAR NESSE TERRENO PANTANOSO,QUE ÊH A RELAÇÃO DESSES HONRADOS DELEGADOS E ALUIZIO MENDES,AÍ ELE ESTÁ SENDO ABUSADO!

    SE ALUIZIO,ÊH SECRETÁRIO DE SEGURANÇA,NOMEADO PELA GOVERNADORA ROSEANA,ENTÃO ESSES DELEGADOS TEM QUE RESPEITAR A UNIDADE DE DIREÇÃO E DE COMANDO,SOB PENA DE INSUBORDINAÇÃO……..OU ESTOU ERRADO? ACHO QUE NÃO,POIS ESSES BRIOSOS DELEGADOS TAMBÉM SÃO BACHARÉIS EM DIREITO E NÃO PODEM QUERER SE FAZER DE BOBÕES. E PORQUE ESSES INSATISFEITOS NÃO FAZEM OUTROS CONCURSOS,PARA JUÍZES,DEFENSORES,PROMOTORES OU O DIABO QUE OS VALHAM……………EMFIM PORQUE ELES NÃO PAREM E ANALIZEM AS AVACALHAÇÕES QUE UM ADVOGADOZINHO,UM TAL PEDRETE JARBETE,BRINDOU A PATEIA DE TRIBUNAL DO JÚRI,DO CASO DO RADIALISTA,JORNALISTA E BLOGUEIRO DECIO SÁ,MOSTRANDO SUPOSTAS ACUSAÇÕES DE INFRAÇÕES AOS PRINCÍPIOS INTERNACIONAIS DOS DIREITOS HUMANOS.EM TOM DE DEBOCHE,ESSE PEDRETE JARBETE FOI LONGE DE MAIS,E NEM MESMO UM REPRESENTANTE DA ADEPOL VEI A PÚBLICO,COM NOTA EM DEFESA DE NOSSOS DELEGADOS GUERREIROS.

  4. Agente Federal

    Deveria ser ao contrário. Os agentes q deveriam não aceitarem ser comandados por delegados, já que esses não tem, em regra, experiência e qualificação no traquejo policial. Isso é ainda mais notório na PF, onde os todos os cargos são de nível superior e sem nenhuma diferença em formação acadêmica.

  5. Astolfo Horta

    correção, o sr. Aluisio Mendes é datilocopista, nunca foi agente da PF. confirmem por favor. Astolfo

  6. Felipe

    Correta a posição dos delegados. Aliás, não poderia ser esperada uma posição diferente. A hierarquia parte dos delegados para os agentes. Consolidação de um modelo diferente resultaria na inversão de papéis na segurança pública. Mesmo que o agente seja federal, a lógica deve ser mantida. Só há um resultado possível: a saída do Agente da função de Secretário, posto que nunca deveria ter sido chamado. Quem se posiciona em sentido contrário, ou desconhece o sistema constitucional vigente ou deseja o caos da segurança pública.

  7. JOSE PAULO

    Infelizmente um segurança de um Senador virou Secretário de Segurança. São absurdos aqui do Maranhão.

  8. sergio Ricardo

    E depois agentes da PF querem carreira única na policia. Olha o exemplo de meritocracia. Imagina se para ser delegado tivesse que ser nomeado por “bons trabalhos na polícia”.

  9. vladson

    Por isso que o Maranhão está esta baderna na Segurança Pública, nomeia quem quer para o Cargo? Duvido muito

  10. Delegado Federal

    Tem gente ignorante que acha que pelo fato de Agente e Delegado ter formacao academica ambos tem que ter as mesmas atribuicoes. As atribuicoes ja foram definidas no edital do concurso e cada um entrou sabendo o que ia fazer. Igualar os cargos de Delegado e Agente é o mesmo que igualar Desembargador com Oficial de Justica, pois ambos tem curso superior. A questao é muito mais seria, pois a diferenca salarial e de atribuicoes decorre de lei, um tem mais responsabilidade que o outro e por isso deve ganhar mais.

  11. Anderson

    Muito me assusta um agente estar a frente da segurança pública. Tem muita coisa errada aí… Não entendo muito do assunto, mas é uma questão de lógica. Deveria ter alguém mais bem preparado como secretário.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários