Bancários iniciam greve por tempo indeterminado no Maranhão
G1MA
Os bancários do Maranhão iniciaram hoje, dia 6, uma greve por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), trata-se da adesão da categoria a uma paralisação é nacional que atinge bancos públicos e privados. A decisão foi tomada em assembleia geral no último dia 28 de setembro (segunda-feira).
A categoria se reúne na manhã desta terça-feira em frente à uma agência bancária na praça Deodoro, Centro da capital maranhense, em um ato público.
A greve, diz o Seeb-MA, vem após a rejeição – por unanimidade – a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu 5,5% de reajuste e abono de R$ 2,5 mil.
O índice é considerado baixo pela categoria, que pede reajuste de 35%, Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de 25% linear, piso de R$ 3.377,66, isonomia, fim das metas, estabilidade no emprego e contratação de mais bancários.
06/10/2015 às 17:11
Isso é o mesmo que malhar em ferro frio. Hoje, nem mesmo os bancos oficiais refrescam a vida dos seus funcionários, ou seja, não lhes dá vida mansa. Copiaram o mesmo sistema de metas dos bancos particulares e exigem que cubram metas, como as de vendas planos de aplicação financeira e coisas do gênero. Em suma: o que dá muito lucro pros bancos.
Assim, apesar de ganharem bilhões de lucro líquido por semestre, sempre esquecem que é graças aos funcionários que enriquecem rapidamente. Mas, reconhecimento por esse trabalho, são incapazes de dar.
Estou vendo no momento uma série mais do que inteligente sobre o futuro da humanidade. Apesar de ficção, o núcleo da questão é exatamente esse da realidade de hoje: o de exploração da mão de obra por grandes empresas e corporações, e a luta dos que querem pôr abaixo esse sistema. Entre os alvos da luta desses ideologistas, acabar com a corrupção é um deles.
Como a série retrata a viagem no tempo, seria bom que seus lutadores viessem ao Brasil para acabar com a corrupção do PT e de seus aliados, já que noss classe política jamais fará isso…
ZECA