ALÔ, PF! Denúncia contra UFMA sobre vagas ociosas do curso de medicina
A equipe de reportagem do Blog do Luís Pablo recebeu uma grave denúncia de alunos sobre as vagas ociosas do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFUMA).
Na denúncia é cobrado transparência por parte da universidade nos processos seletivos das vagas de medicina. Segundo os alunos, o problema é antigo na UFMA e o Ministério Público Federal é ciente.
A nota abaixo, que foi assinada por 79 alunos, diz que está ocorrendo nos bastidores um “ato ilegal e imoral” da UFMA.
O caso é grave e precisa ser investigado pela Polícia Federal. Leia abaixo o relato dos alunos:
05/03/2017 às 16:56
É um absurdo a irresponsabilidade de uma instituição como a Ufma, com os alunos que participaram do processo seletivo dentro das regras da universidade e agora simplesmente são desmatriculados. Queremos justiça.
05/03/2017 às 17:03
Absurdo isso. Também não é de hoje que a UFMA está envolvida com escândalos no curso de medicina. Onde já se viu isso? Se a UFMA errou, é ela quem deve procurar uma forma de de acolher esses alunos e cancelar a saída dos mesmos não é o caminho. Põe Polícia Federal neles e MPF também. Justiça seja feita!
05/03/2017 às 17:04
Cancelar as matrículas dos mesmos não é o caminho *
05/03/2017 às 17:06
Ilegal e imoral esse tipo de coisa ainda mais vindo de um instituição como a UFMA,uma instituição bem avaliada principalmente em Direito. vergonhoso.
05/03/2017 às 17:07
Além da ilegalidade a UFMA está causando um dano irreparável aos 79 alunos. Nós fomos matriculados em novembro de 2016 e depois nos preparamos pra estudar, saímos de empregos, mudamos de cidade, compramos livros, alugamos imóveis, vendemos imóveis e o pior, alunos que cursavam outros cursos foram desligados por força da lei, que não permite duas graduações públicas, e agora falatando menos de 15 dias pro inicio das aulas somos DESMATRICULADOS e pasmem estamos com a legalidade do nosso lado!!! Um absurdo!!! Queremos o apoio da sociedade pra sanar este erro!
05/03/2017 às 17:20
Revoltante tudo o que tem ocorrido neste seletivo…situações obscuras…ferindo os princípios da isonomia e legalidade que temos garantidos por lei. É uma afronta a CF de 88 pela qual tantos brasileiros lutaram; além disso a instituição esta brincando com as vidas de mais de 70 alunos e seus familiares. Ninguém muda de vida e de cidade no dia da aula…todos ja haviam se planejado, mudado completamente o rumo de suas vidas. Sou fruto tbm desta injustiça…Assim como muitos abandonei emprego, abri mão de concurso público Federal, fiz gastos, e mudei de cidade….E tudo isso pra ter meu sonho esmagado pelas mãos da injustiça….Mas eu acredito que a justiça E Deus não nos abandonarão jamais….Vamos lutar até o fim pra escancarar a todos que essas vagas são nossas por mérito e direito.
05/03/2017 às 17:45
Tem que ser investigado mesmo. Isso foi uma imoralidade. Vergonha disso. Alunos desamparados porque ali não se respeita os direitos do cidadão. A Universidade era para ser o berço da civilidade.
05/03/2017 às 19:29
Um Absurdo presenciar e vivenciar tal situação!! Uma completa falta de respeito para com a sociedade! Espero de verdade que o MPF, PF o que seja… resolva e não permita que a sociedade maranhense seja lesada!!!
05/03/2017 às 20:00
Prejuízo incalculável!!!! Matriculas feitas em 2016.2 e canceladas às vésperas do início das aulas!!!
Vidas mudadas, faculdades de origem canceladas, exoneração, compra de móveis e imóveis, tudo planejado devido à matricula garantida pela UFMA em 2016. E agora?!?!
Clamamos por justiça!!!!
05/03/2017 às 20:34
Sou mãe de uma aluna prejudicada nessa injustiça que a UFMA cometeu. Além de elaborarem um edital inconstitucional, agiram de má fé, tentando beneficiar parentes, professores (inclusive uma professora do curso de enfermagem de imperatriz estava em penultimo lugar e vários candidatos foram desclassificados SEM NENHUMA JUSTIFICATIVA), e pasmem, até primeira dama de prefeitura tem!
Vivemos um novo tempo, uma revolução na nossa política, não existe mais espaço para corrupção e injustiça, muito menos silencio! NAO ACEITAREMOS ESSA SITUAÇÃO! A própria reitora da UFMA se comprometeu em fazer um acordo para que nenhuma parte fosse prejudicada, no entanto, aparentemente, o comprometimento dela não valeu nada.
Muito Obrigada por abrir espaço em seu blog para divulgarmos a VERDADE!!! Os candidatos que agora estão prejudicados NUNCA pediram que os demais fossem desmatriculados, pelo contrário, mesmo com a LEGALIDADE AO LADO DELES, sempre solicitaram um acordo, pois, obviamente, há pessoas que agiram de má fé, porém outras não. Enfim, que a justiça seja feita!!
05/03/2017 às 20:53
É lamentável que ainda ocorram processos seletivos com tamanha falta de transparência. É importante que ocorram investigações para que essa situação seja esclarecida, e outros estudantes não sejam penalizados futuramente.
06/03/2017 às 11:13
UFMA é uma vergonha para o nosso estado, não sei bem como é na UEMA, mas dos colegas que tenho lá, não ouço reclamações. Essa nossa instituição federal é repleta de gente mesquinha, corrupta, uma corja esquerdopata de funcionários acomodados, ineficientes, desestimulantes, mal educados e desumanos. Uma estribaria há muito mais cordialidade e bons modos que essa coisa que chamam de universidade onde estudo nela por falta de opção e por não poder pagar uma faculdade. Sempre a UFMA, sempre se destacando negativamente… Se fosse algo que interessasse apenas à corja preguiçosa que se manifestam em favor das badernas causadas pelos sangue-sugas esquerdolunáticos, já teriam derrubado até a muralha da China e a chamar todo mundo de de fascista e cusparadas para todo lado. UFMA é só mais uma imoralidade que há em nosso estado, culpa do pseudofuncionalismo ineficiente que nela habita formado por indivíduos que adoram reivindicar melhorias e reclamar do que está errado. Hipócritas!!! E não ponham a culpa no Sarney!
06/03/2017 às 11:44
VERGONHOSA, IMORAL, ILEGAL ESSA POSTURA DA UFMA, ALUNOS QUE ESTUDARAM, ABDICARAM DE TANTA COISA PARA GALGAR O SEU SONHO, ACORDAM COM UMA DECISÃO ARBITRÁRIA E INTENCIOSA PARA PREJUDICAR OS ALUNOS! OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS, DEUS É MAIOR!
06/03/2017 às 21:12
Meus amigos, infelizmente não é de hoje que no processo seletivo para medicina da UFMA seja pelo antigo vestibular tradicional, seja pelo processo de transferência acontecem “coisas nebulosas”, sempre com o objetivo de favorecer alguém sem mérito para desfavorecer aqueles que tem mérito. Cadê a Polícia? Se investigar vai descobrir que alguns jalecos desse curso não são tão brancos quanto aparentam.