Polícia vai intensificar combate à poluição sonora
O trabalho da Operação Força Tarefa montada para combater a poluição sonora em toda a Região Metropolitana de São Luis, deflagrada no início de janeiro, será intensificado neste final de semana. A decisão foi anunciada em uma reunião, na manhã de quarta-feira (23), na Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Presentes ao encontro, o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Telles; delegados dos Centros Integrados de Defesa Social e representantes dos órgãos e instituições participantes.
As ações terão início no sábado (26) e se estenderão até domingo (27). Durante dois dias, equipes de diversos órgãos públicos percorrerão bares, casas de shows, além de postos de combustível que estejam infligindo a Lei do Silêncio.
Os trabalhos são coordenados pela SSP, por meio das policias Militar e Civil. Integram a Operação, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), Guarda Municipal, entre outros órgãos e instituições.
“As atividades da Operação estão sendo bem aceitas e tem total apoio da população”, ressaltou o coordenador da Operação, delegado Carlos Alberto Damasceno. A cada reunião de avaliação, segundo ele, os resultados mostram que os registros de ocorrências estão apresentando uma queda significativa. “isso mostra que a população tem compreendido a importância do cumprimento da Lei do Silêncio”.
O delegado disse que o trabalho da Força Tarefa ter em vista combater todo tipo de poluição sonora e coibir os abusos durante as manifestações no período carnavalesco. A operação não impedirá nenhum tipo de diversão dos foliões, apenas impedirá os abusos cometidos nesta época.
Além dos cerca de 50 flagrantes efetuados na operação, segundo a coordenação da Força Tarefa, já foram interditados bares, entre outros estabelecimentos. Proprietários de casas de shows do Maiobão, Raposa, Forquilha e no Anjo da Guarda já foram notificados. A identificação desses pontos só foi possível após a polícia receber abaixo – assinados dos moradores próximos a estes locais pedindo a interdição destes pontos.
O cidadão que identificar algum estabelecimento próximo a sua residência infligindo a Lei do Silêncio, pode reunir assinaturas de moradores e levar a Delegacia de Costumes e Diversos Públicas, localizada na Rua da Palma, S/Nº – Centro. Todo o planejamento estratégico e de ação da Força Tarefa é montado segundo informações que são repassadas para polícia através do telefone 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) ou do Disque Denúncia (3223 5800).
25/02/2011 às 11:26
Os bairros da periferia de São Luis precisam com urgência da vistinha da força tarefa, nos finais de semana ninguém tem paz, é uma barulheira tremenda. No bairro Jardim América, mais precisamente na AV. 02, mesma rua do colégio CAIC, alí é um verdadeiro inferno, é um corredor de bares, além de chácaras alugadas para eventos e carro de som. No Jardim América não se pode assistir TV, conversar, estudar é só barulho o dia todo nos fins de semana. Clamamos por uma ação da FORÇA TAREFA em nosso bairro. Quem não conhece o inferno é só visitar o local citado, costumamos dizer que é a filial do inferno.