Sexta-feira de terror: ônibus incendiados e delegacia metralhada em São Luís
Blog do Jeisael Marx, com edição
Nesta sexta-feira, dia 3, bandidos tocam terror na capital maranhense, voltando a queimar ônibus e a atirar contra prédio de delegacia.
Segundo informações, três coletivos foram queimados hoje à noite. O primeiro no João Paulo, o segundo na Areinha e mais um no bairro Jardim América. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados.
No bairro do São Francisco, bandidos atiraram contra o 9º Delegacia de Polícia. A fachada da delegacia foi atingida por 8 disparos.
A ação criminosa seria uma resposta de bandidos ao Comando de Polícia Militar do Maranhão, que vem realizando vários ações para combater a criminalidade nos bairros mais perigosos de São Luís.
O comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Ivaldo Barbosa, e toda sua equipe já estão nas ruas em busca dos responsáveis pelos ataques.
NOTA – SSP – Governo Roseana Sarney
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já identificou de onde saiu a ordem e quem as recebeu para a execução dos ataques ocorridos na noite desta sexta-feira (3), em São Luís, e já está trabalhando para prender os envolvidos nos atos de vandalismo e violência.
A SSP ressalta que trabalha para garantir a segurança e a tranquilidade da população maranhense. Esclarece, ainda, que essas ações de bandidos são uma tentativa de reação às medidas adotadas, por meio da Polícia Militar, visando disciplinar, organizar e combater a criminalidade nas unidades prisionais da capital.
De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), foram registrados quatro atos de vandalismo envolvendo ônibus coletivo, que foram incendiados, alguns parcialmente. O primeiro ocorreu no bairro João Paulo, onde cerca de 5 homens interceptaram o veículo, mandaram os passageiros descerem e atearam fogo. Houve atos também na Vila Sarney, Ilhinha e uma tentativa no Jardim América.
Em todas as ocorrências, as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados. O 9º Distrito Policial (São Francisco) também foi alvo dos bandidos, que dispararam tiros contra o prédio.
A SSP confirmou a morte do policial militar reformado Antonio Cesar Cerejo, no bairro do Maracanã, mas ainda não há indícios de que o crime esteja relacionado com os ataques.
Várias diligências estão sendo feitas neste momento, com reforço das operações, blitz e incursões do Sistema de Segurança em conjunto com as equipes de inteligência para localizar e prender os participantes destes atos criminosos. Imagens captadas pelo Sistema de Videomonitoramento também estão sendo analisadas pelas polícias e alguns envolvidos já foram identificados.
O Governo do Maranhão reafirma que não compactua com atos de violência e que continua agindo em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança.
Informa, ainda, que a Polícia Militar já está adotando providências complementares nas unidades prisionais de São Luís, como no Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Prisional de Pedrinhas.
Entre elas, estão a ampliação da vigilância com videomonitoramento; a intensificação das revistas nas celas; o aumento da fiscalização interna com o Batalhão de Choque e da fiscalização externa com rondas.
03/01/2014 às 23:12
Coronéis,Zanone e Ivaldo,CONTINUEM combatendo a criminalidade.A briosa PM-Ma.,tem todas as condições em vencer essa guerrilha urbana,causada por uma minoria da marginalidade.A população está confiante nos Senhores.Acionem mais o serviço de inteligenciada PM e se necessário for que,a Sra Governadora peça auxilio da inteligência da P.F.(isso não é intervenção federal).Perdemos nossa tranquilidade e de nossa família.Confiamos nos nossos comandantes militares.Se é que se pode chamar bandido de famoso mas,lembrem do Lúcio Mauro(década60/70-Rio):”Bandido é bandido,Polícia é Polícia”.
03/01/2014 às 23:17
a coisa é mais séria do que agente possa imaginar, eles não temem mais a ninguém.
04/01/2014 às 00:10
[…] Sexta-feira de terror: ônibus incendiados e delegacia metralhada em São Luís […]
04/01/2014 às 00:26
CALMA MEU POVO! O super Secretário de Insegurança Aluísio e o super Secretário de Injustiça Uchôa resolverão tudo, afinal essa violência toda é virtual!
FORA CANALHAS!!!
Fora Aluísio e Uchôa!
04/01/2014 às 12:45
Esse secretario é bom de fazer diagnóstico: tem explicação para tudo. Enquanto ele explica Roseana diz que “vai fazer”. É a dupla caipira “Explica” e “Vai fazer”…Estamos mal, muito mal!!!…..Aaaffffff….
04/01/2014 às 21:06
cade você direitos humanos? sera se já foi pelo menos saber como esta o estado psicológico e emocional das pessoas que foram queimadas talvez se fosse os bandidos já estavam se mobilizando para fazer alguma coisa.
04/01/2014 às 21:51
…e o Pedrosa [direitos humanos], já foi visitar as vítimas? a população maranhense lhe dará uma resposta em uma possível candidatura sua.