Tiroteio no Fórum de São Luís deixa policial e detento baleados
Um verdadeiro tiroteio acaba de ocorrer no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, em São Luís.
Segundo informações repassadas ao Blog do Luis Pablo, um detendo que ia participar de uma audiência, tomou a arma de um policial e deu um tiro nele. Um outro policial, que também estava no local, sacou a arma e atingiu o preso.
Neste momento, o clima é tenso no Fórum de São Luís. Os servidores estão assustando com o que aconteceu.
O detendo e o policial, que foram baleados, estão no chão à espera da SAMU (Serviço de Atendimento Movél de Urgência). O preso ainda não morreu, mas está agonizando.
Abaixo as imagens do local, com exclusividade do Blog do Luis Pablo:
31/07/2014 às 12:38
Esse Forum de São Luis é uma vergonha; tem mais tiroteio que no eixo Itaqui/Bacanga. Isso já era esperado, a partir do momento em que os juízes resolveram tirar as algemas dos bandidos, e praticamente desarmar os policiais. Enquanto isso o Estado, alheio a tudo, fica a ver navios. Não vimos uma só manifestação de sindicato ou associação de policiais se manifestar sobre essa medida adotada pela direção do Forum da capital. Já que essa medida foi adotata, deveriam os Oficiais de Justiça custodiar os presos no momento das audiencias.
31/07/2014 às 13:56
Todos os servidores já conhecem a insegurança que é aqui no fórum, mas medidas só serão tomadas quando um magistrado for atingido, porque se for servidor nada acontecerá. Isso já era previsto. Administração omissa ignora o servidor.
31/07/2014 às 13:59
O CERTO É “NÃO TIRAR AS ALGEMAS” DESSES BANDIDOS, ACONTECEU ISSO EM CAXIAS, UM BANDIDO MATOU UMA AGENTE, BOTA ALGEMAS ATÉ NOS PÉS DESSES BANDIDOS.
31/07/2014 às 14:20
Que perigo!!! Essas balas poderiam ter atingido inocentes.
31/07/2014 às 14:37
O diretor do forum de São Luís colocou a culpa no agente, enquanto o irreponsável do secretário de justiça fica livre de culpa. A quantidade de agentes que fazem escolta é insuficiente, ele deveria oficiar ao governo do estado para que aumente o quadro de agentes penitenciários, o problema é que esses comissionados ficam um protegendo o outro. Não sei onde vai parar, o secretário de justiça é responsável por muitas mortes que tem acontecido dentro e fora dos presídios e ninguém faz nada, esse cara tem as costas muito quente.
31/07/2014 às 15:30
Antigamente era comum presos fugirem do Fórum ou tentarem tomar armas de agentes penitenciários, mas há mais ou menos 6 anos foi criado o GEOP, grupo especializado em escolta de presos treinado pela força nacional.
Porém o secretário atual, Uchôa, determinou que esse grupo não mais fizesse escolta e colocou alguns (não são todos) agentes penitenciários que não usavam arma e que não sabem fazer escolta prisional para fazerem o trabalho que o GEOP fazia. Infelizmente deu no que deu.
31/07/2014 às 16:03
Luis Pablo porque o GEOP não está fazendo mais a escolta dos presos???
31/07/2014 às 16:11
Acho realmente um absurdo,recentemente na cidade de Caxias-Ma ,um homem chegou armado para depor e não passou por revista e acabou tirando a vida da Escrivã,e com o passar dos dias,novamente vem ocorrendo estas falhas lamentáveis,até parece que eles querem que realmente aconteça o inevitável.Ninguém está preso por ser boa gente,caso contrário estaria pescando para tirar seu sustento,ou trabalhando de sol a sol ,ou dentro de um consultório.Gente !não há ressocialização dentro de um presidio,é blasfemia pensarem assim.O preso podia ter atirado no policial,no Juiz a quem tivesse na sua mira,eu ouvi a seguinte reportagem,os presos passaram por revista dentro do forum,mas a notícia devia ser outra ,os detentos permaneceram algemafdos seja qual for sua condenação.É mais justo,mais seguro,bandido é bandido até que prove o contrário.E hilário,mas quando foi o ex governador do Maranhão que não demostrava nenhum tipo de violência o Sr.José Reynaldo foi coagido ,algemado e um bandido é condudizo livremente pelo foro e acaba tendo este tipo de desfecho.Eh!Maranh
31/07/2014 às 18:40
Ao rapaz q falou q poderia ter atingido inocentes, o agente é ao meu ver um inocente.Morrer não faz parte de seu ofício.
31/07/2014 às 20:31
Lamentavel isso. Pois aqui, em meu estado ES, eu estava fazendo uma escolta e o advogado do preso pediu ao juiz que mandasse a escolta tirar as algemas de seu cliente na sala de audiencia e o juiz respondeu que a escolta era nossa, e deixou a critério dos agentes, e eu disse que era um risco tirar as algemas do preso e não tirei….
31/07/2014 às 21:13
Resultado da frouxidão das leis e dos operadores do direito.
23/02/2015 às 10:50
[…] Todos reclamam da segurança na sede do prédio, que ficou mais ostensiva depois do episódio em que um detendo que ia participar de uma audiência, tomou a arma de um policial e deu um tiro nele. Relembre o caso aqui. […]