A farra das emendas juninas…
A maioria dos deputados estaduais do Maranhão, lamentavelmente, parecem padecer de uma compulsão crônica por confundir o interesse público com o privado, fazendo do bem coletivo um instrumento para benefício próprio ou de apaniguados.
A situação não é nova no cenário político maranhense, mas não deixa de provocar indignação a cada novo escândalo estampado na imprensa envolvendo parlamentares e suas artimanhas para auferir dividendos materiais ou políticos.
Fonte inesgotável de escândalos, as emendas parlamentares estão mais uma vez sob suspeita de manipulação por parte de alguns deputados.
A origem, também agora, são as iniciativas parlamentares, sustentadas por um mecanismo criado com o objetivo de propiciar aos prefeitos a definição de demandas regionais.
Em tese, essas ações deveriam beneficiar comunidades para fazer as festividades juninas em cada município que foi destinado as verbas, mas infelizmente, não é isso que vem acontecendo.
Ocorre, que muitos parlamentares estão mancomunados com os prefeitos para um acordão sob cada emenda destinada.
O controle de recursos liberados por meio de emendas é questão que merece maior atenção da fiscalização governamental.
O uso de recursos liberados pelo governo é considerado de grande eficiência. Mas, para ser bem exercido, o Executivo deve tornar públicas, detalhadamente, todas as informações sobre repasses.
Assim, o povo saberá separar o joio do trigo. Reconhecerá se o uso do seu dinheiro está ocorrendo conforme previsto.