José Sarney arquiva pedido de CPI por falta de assinaturas

Por Luís Pablo Política
 

Do G1

Presidente do Senado, José Sarney

Diante do número insuficiente de assinaturas para abrir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-RR), devolveu nesta quarta-feira (3) o requerimento ao líder do PSDB, Alvaro Dias (PR). O tucano protocolou o requerimento de criação da CPI com as 27 adesões necessárias, mas posteriormente dois senadores retiraram as assinaturas.

Na prática, o pedido foi declarado inválido pela Secretaria Geral da Mesa do Senado por não conter as adesões necessárias, o que levou a oposição a retomar a coleta de assinaturas em um novo pedido. Até as 17h40, o líder tucano dizia já ter coletado 19 das 25 assinaturas que restaram no primeiro requerimento.

O rito de tramitação do novo pedido será o mesmo. Se a oposição conseguir as 27 assinaturas, protocolará o requerimento de criação da CPI na Mesa Diretora, que avaliará se estão atendidas as exigências legais. Se estiverem, o requerimento segue para leitura em plenário. Depois disso, senadores que eventualmente queiram retirar as assinaturas do requerimento, terão até a meia-noite do dia da leitura em plenário para fazê-lo.

Alvaro Dias disse que vai buscar obter novamente as assinaturas que não chegaram a ser retiradas ainda nesta quarta, na esperança de que outros parlamentares que não haviam assinado o primeiro pedido sejam sensibilizados a aderir ao novo requerimento.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários