Em palestra na FIEMA, Max Barros detalha projeto da Via Expressa

Por Luís Pablo Política
 

O secretário de Estado de Infraestrurutra, Max Barros, apresentou, nesta segunda-feira (21), em palestra realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), detalhes dos principais projetos em desenvolvimento ou a desenvolver pela Sinfra na ilha de São Luís.

O Programa Viva Infraestrutura, que já garantiu a pavimentação e restauração de mais de 1.000 km de estradas maranhenses em dois anos, também foi destacado na apresentação do secretário.

Na capital, Max Barros destacou a construção da Via Expressa e a conclusão da reforma do Castelão. Ele explicou o porquê da escolha do traçado atual da nova avenida de São Luís e esclareceu dúvidas sobra o seu trajeto.

“Foi muito questionado o traçado por conta de, supostamente, passar sobre áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico, mas isso não procede. Ao longo de toda a Via Expressa, apenas a Igreja do Vinhais é tombada, e permanecerá intacta”, ressaltou o secretário, lembrando que outra obra de Infrasestrutura rodoviária para a Ilha de São Luís, a Avenida Metropolitana, éstá em fase de projeto.

Sobre a conclusão da reforma do Castelo, Max Barros lembrou que a licitação já foi concluída e que a contratação de empresa vencedora deve ocorrer em breve.

“A licitação já foi concluída e estamos apenas aguardando adjudicação para assinar a ordem de serviço”, garantiu.

Na sua apresentação, Max Barros também deu destaque para um amplo projeto de valorização do Centro Histórico de São Luís, que envolve reforma em prédios históricos e recuperação de ruas e calçadas em por toda a extensão da Praia Grande e adjacências.

No total, o projeto prevê investimentos da ordem de US$ 40 milhões, dos quais US$ 24 milhões serão oriundos da inclusão do Maranhão no Prodetur – plano do Governo Federal que visa a fortalecer a Política Nacional do Turismo – e US$ 16 referentes à contrapartida do Governo do Estado.

Segundo Max Barros, alguns projetos já estão em andamento, como as obras de recuperação de ruas e calçadas, reforma do Palacete Gentil Braga e do prédio da REFFSA – com a transformação da área onde hoje funciona a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) em um grande centro turístico -, recuperação do prédio da Oleama e um grande projeto de revitalização da Rua Grande.

Em pleno andamento, mereceram destaque na apresentação, também, a reforma da Biblioteca Benedito Leite, cuja conclusão está prevista para janeiro de 2012, e a construção do Espigão Costeiro, concluído há dois meses.

2 comentários em “Em palestra na FIEMA, Max Barros detalha projeto da Via Expressa”

  1. Morador do Maiobão

    Mais um, e único, projeto que não vai resolver os vários problemas do trânsito de São Luis, mas possui uma fantástica e maravilhosa propaganda que exalta o absurdo. Vamos renomear a tal via.
    Via Estressa. Retão que não possui vias de escape.
    Via Shopping. Retão que liga os verdadeiros beneficiados.
    Via Esmaga. Retão que passa por cima de tudo que estiver pela frente, casa, sitio, igreja etc …
    Via Eleitoreira.Retão que é mais uma obra eleitoreira, com um marketing de filme de Hollywood
    Via Sarney. Retão que fica localizado na cidade de Sarneylandia.

  2. ivano maraschio

    eu gostaria de saber se existe na internet um mapa ou um desnho realistico e nao aproximativo do percurso integral da via expressa.alem disso em relaçao aos problemas de viabilidade em sao luis eu teria algumas sugestoes p aliviar um pouco este enorme problema q atrapalha vida e economia da cidade.

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